quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fé - segunda parte


Qual é a fé dos nossos contemporâneos?

Pela fé acendem-se velas aos santos.

Pela fé fazem-se promessas, às vezes quase impossíveis de cumprir.

Pela fé repetem-se rotineiramente orações cujo sentido nunca se aprofundou: correntes que não podem quebrar-se, formulas que não podem errar-se, expressões que não se entendem bem mas que continuam a dizer-se.

Pela fé mantêm-se tradições completamente separadas do tempo presente ou da coerência de vida.

A fé, porém, aparece quase sempre como alguma coisa de distante da vida:

Que nada tem a ver com as responsabilidades económicas, políticas ou sociais, com a vida da empresa, com a participação cívica, com a solidariedade social.

Que está à margem da vida de família, da relação conjugal, ou da educação dos filhos…

Que é de tal forma íntima e pessoal que não se revela aos outros, não se deixa transparecer nos comportamentos humanos, nem se manifesta no lugar de trabalho ou no grupo de amigos, é coisa secreta.

Que se reserva para actos religiosos, as missas, os funerais, os casamentos ou baptizados, ou simplesmente para algumas festas…

1 comentário:

flor disse...

Bom dia..só agora.... nas estrada esperou-me bem cedo regressando só agora....

Depois de ler estas palavras..... talvez eu não saiba o que é a fé ou melhor o que vai dentro de mim e nem tenha as palavras certas para dizer nem saber explicar o que sinto.... é secreto..que nem eu própria posso definir..... ontem disse o que me vai no coração é o que sinto...mas nem sempre estamos certos.... Não sei.....

Só sei que de mim amo a todos, e na minha vida e no meu coração , esta a verdade, a justiça, sinceridade
, o bem para com todos.....

Incapaz de mentir seja o que for.... nem que me prejudique mas a verdade acima de tudo....

Como já disse quem tem AMOR vive no seus frutos..


Um bom dia com tudo de bom com a luz como aquela da imagem que ilumine os nossos dias...

Bj