sábado, 3 de setembro de 2011

Fé - terceira parte


Iluminação da Fé

O Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai, e vai para terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem. E todas as famílias da terra serão em ti abençoadas». Abrão partiu, como o Senhor lhe dissera (…) tinha setenta e cinco anos. (Gn 12, 1-4)

A maioria dos cristãos concebem a fé como assentimento intelectual a determinados dogmas, mas, como veremos, isso é começar a casa pelo telhado

Os israelitas, quando interrogados acerca da sua fé, não respondiam com uma série de enunciados sobre Deus, o mundo e os homens; a sua resposta consistia antes em relatar a sua história e confessar como, nela, tinham experimentado a presença de Deus:

Meu pai era um arameu errante (…) os egípcios maltrataram-nos, oprimindo-nos e impondo-nos dura escravidão (…) e o Senhor ouviu o nosso clamor (…) e tirou-nos do Egipto com mão forte (…) e deu-nos esta terra, terra onde corre leite e mel…» (Dt 26, 5-9)

A fé encontra o seu lugar na experiência humana e refere-se a uma relação interpessoal, de um eu a um tu. Trata-se de um acto original do homem, que dá sentido à existência e a toda a realidade.

4 comentários:

flor disse...

Bom dia já muito tarde... mas só agora terminei o trabalho que ontem não acabei pelo cansaço e horas que já eram.... todo ele com um toque de amor... e simplicidade...:)

A iluminação da Fé abre -nos um caminho e o que temos a fazer é caminhar sem sabermos até o que vai acontecer arriscar...mas isso é para nos agora para Deus que é nosso PAI ele sabe bem o nosso caminho... e se realmente temos amor no coração é seguirmos confiantes...

Obrigada....mais uma vez.... pelas palavras..gostei muito e ajudam-me muito.... o ultimo paragrafo e o primeiro ..tocaram-me....

CONFIO......

A imagem também me tocou....:)


Um Bom Bom dia com muita luz com tudo que o coração desse lado mais desejar... com Jesus..

BJ.... :)

flor disse...

Ups esqueci me de dizer estas palavras...

Também eu desisti de entender apenas creio...

Obrigada...

bj....

Transmontana disse...

Olá, boa tarde!

Não Sejamos Inteiros numa Fé talvez sem Causa Meu gesto que destrói
A mole das formigas,
Tomá-lo-ão elas por de um ser divino;
Mas eu não sou divino para mim.

Assim talvez os deuses
Para si o não sejam,
E só de serem do que nós maiores
Tirem o serem deuses para nós.

Seja qual for o certo,
Mesmo para com esses
Que cremos serem deuses, não sejamos
Inteiros numa fé talvez sem causa.

Ricardo Reis, in "Odes"
Heterónimo de Fernando Pessoa

Uma tarde feliz!

Anita

flor disse...

olá.... a fé move montanhas.....

momentos que nos ficam no coração....lindos...

palavras que me tocaram no coração...
Quebrar o gelo....
nem sei o que sinto..... as lágrimas vem....

Temos de ter cuidado com a nossa saúde... fiquei preocupada..... e estou... tudo de bom... tudo de bom....
as melhoras....

Só vim mesmo desejar uma boa noite... com muito descanso..e paz...e amor.... vou indo já atrasada ...um bj grande...:)