sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Subamos ao Monte

Aproxima-se a grande festa. Todos os caminhos vão dar ao Santuário. Procuremos vestir o traje de peregrino e subamos ao Monte; deixe-mo-nos "transfigurar" pela paisagem e pela densidade do "Encontro", sim, do encontro connosco e com os outros, na abertura e no acolhimento deste Deus. Subamos ao Monte, não como turistas, mas como pessoas em busca de Deus.
Quem procura encontra...
e já agora, deixe-se encontrar por Deus, não fuja, não se esconda, mostre-se...

4 comentários:

Transmontana disse...

Bom dia!

História de Nossa Senhora da Assunção:

15 de Agosto
Assunção de Nossa Senhora

Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação, e sendo a Igreja, assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial."

Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se "Dormício" (= passagem para a outra vida), até que se chegou ao de "Assunção de Nossa Senhora aos Céus", isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.

Maria contava com 50 anos quando Jesus a ascendeu aos Céus e, já tinha sofrido com as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales é quem nos aponta o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte.

Portanto a Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada na Igreja Triunfante como Nossa Senhora, Mãe e Onipotência Suplicante assunta aos Céus!

Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

Fonte: www.cancaonova.com

Tenha um bom resto de dia!

Anita

Transmontana disse...

Mais uma vez, bom dia!

Encontrei este texto no blog "À descoberta de Vila Flor". Gostei e quis partilhar; espero que o Prof, Aníbal não leve a mal...




.



"Lançamento do livro, A Romaria do Cabeço, da autoria do Pe. Joaquim da Assunção Leite, no dia 13 de Agosto às 21 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção.


A Senhora da Assunção e o seu Cabeço fazem parte da herança cultural e espiritual que, dos meus, recebi, sobretudo da minha mãe. Ela, por sua vez, já a recebeu do seu pai que descera do planalto da Terra Fria para ir casar à Terra Quente da Vilariça. Vizinho da Senhora da Assunção, levou consigo as orações, as cantigas, os milagres, as lendas e as tradições do Cabeço, mil vezes contadas nas longas noites de Inverno. Foi certamente por tudo isso que, no baptismo, os meus pais me deram o nome de Joaquim da Assunção. Não tardou muito que a minha mãe tratasse a Senhora por sua comadre e eu, naturalmente, por minha madrinha.
Aos cinco anos, fui pela primeira vez ao Cabeço, à festa de Maio que é a Solenidade da Ascensão do Senhor. Pelo caminho, dizia a minha mãe a uma prima que esta festa é tão grande que nem os passarinhos mexem com os ovos!
Esse foi o dia mais lindo da minha infância!
...

Voltei, mais tarde, ao Cabeço, à Festa Grande de Agosto. À de Setembro, que é a festa da Santa Eufémia, nunca fui. Nessa festa, leiloavam-se as joias, tranças, cereal e outras promessas que os romeiros e peregrinos ofereciam nas três festas do ano de Maio a Setembro."

Excerto do livro a ser lançado no dia 13 de Agosto

Louvemos Nossa Senhora da Assunção!

Anita

flor disse...

olá...bom dia....

bonitas palavras...tem um toque de simplicidade...

Sim esta achegar o grande dia ..o dia de Nossa Senhora...

è um dia de alegria de amor de encontro..sim encontro com nos propios com os que se cruzam no nosso caminho e principalmente com Deus....

Na caminhada até ao santuário o silencio faz-se em mim.... penso e repenso ...um exame... de todo o ano.... lágrimas vem de gratidão e de dor...mas tudo um olhar luminoso apaga em mim....
e sim não esqueçamos porque estamos ali.... estamos como peregrinos... nesse dia bem cedo caminhada até ao santuário..e tarde seguir todos os passos de nossa Senhora...

quem procura encontra..é verdade...Deus vive em mim... não fujo nem me escondo..como poderia me esconder de algo que vive em mim.... e em todos que vivem no amor...

damos demasiada importância a certas coisas..... e que valor não tem nenhum são tão banais.... bens materiais..... que tudo fica para traz.... sim para traz.... como coisas que não fazem bem ao nosso interior....


Um Bom Bom dia .... com Nossa Senhora.... gostei muito das palavras um bj.

flor disse...

olá.... Boa tarde....

Vou partilhar uma historia
" Aquela tarde na favela"

O P Pedro Arrupe , jesuíta, dá um testemunho do que viu,ouviu e sentiu numa favela ou bairro de lata do Brasil.

Há alguns anos fui convidado a celebrar missa numa favela, num dos lugares mais pobres da cidade.Viviam ali cem mil pessoas no meio da lama.Com eles estão jesuítas.A missa foi celebrada num coberto sem porta, com cães e gatos que entravam livremente.Começou com um cântico,que repetia:« amar é dar-se.... que belo é viver para amar e que grande é ter para dar».
Ao escutar o cântico,senti como que um no na garganta.Aquela gente,que parecia que não tinha nada, estava disposta a dar-se a si mesma para comunicar com os outros a alegria.
Quando na consagração elevei a hóstia percebi, no meio de um tremendo silencio a alegria do Senhor que se encontrava entre os que mais ama.

No final fiquei a conversar com eles .
Um rapaz disse em publico.
_ Padre, quero que saibas que estamos muito agradecidos, porque estes padres nos ensinaram a amar os nossos inimigos, Há uma semana que eu tinha arranjado uma faca para matar um companheiro que tinha ódio.Mas depois de escutar o padre, em vez de o matar, comprei um gelado e dei-lho.
UM simples corpulento, com aspecto de delinquente, disse-me.
- Venha a minha casa, tenho uma coisa para si. Eu, indeciso duvida-vá se devia aceitar o convite , mas o jesuíta que me acompanhava tranquilizou-me:
-Aceite, padre, são boa gente.
Fui a casa dele, que era uma barraca.
Convidou-me a sentar-me numa velha cadeira.dali podia contemplar p por-do-sol . O sujeito disse-me:
-Repar senhor, que beleza!
Ficamos em silencio durante alguns minutos até que o sol desapareceu.
O homem exclamou:
-Não sabia como agradecer-lhe tudo o que fazem por nós.Não tenho nada para lhe dar.Mas pensei que gostaria de ver este por do sol.Gostou?
Já descia a encosta quando uma mulher vestindo pobremente me disse:
-Padre , reze por mim e pelos meus filhos. Não tenho nada para lhe dar.
Reze por mim e Deus há-de ajudar-me.
E desapareceu correndo para casa.Quantas coisas aprendi nessa tarde com os pobres!

E assim chega ao fim... "POBRES" será que não será realmente pobre que não `tem a beleza desta simplicidade.... POBRES....... são pobres em bens físicos matérias...mas não é culpa deles nem defeito nem motivo de se ter vergonha quando se esta junto a eles a culpa é da sociedade em que uns têm tudo e outros morrem de fome a cada minuto morre uma criança que se alimentaria com os restos que nos deixamos muitas vezes....

Amanha é um dia muito especial.... no santuário muitos peregrinos..todos os anos la e noutras festas vejo as crianças ou a vender balões ou pensos ou cestas...... minhas pequeninas..... e o que fazem as pessoas ...... fica a questão !!!!!!!!!!

Que mundo é este???????????????

è incrível.... as pessoas querem arranjar sim pouco para terem uma vida mais sossegada o que é normal..agora ter muitos bens estarem guardados num banco..e nunca irem utilizar e deixar morrer de fome........ da que pensar......

já falei muito..mas não me conformo.....

Um bom resto de dia e boa continuação.... com nossa Senhora :)

Um amigo...um sorriso, uma alegria, uma palavra de compreensão e carinho; sempre ao nosso lado, quando os tempos nos são difíceis.

BJ