terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mudemos o curso da vida



Morre lentamente
quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajectos,
quem não muda de marca
Não se arrisca a vestir uma nova cor
ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente
quem faz da televisão o seu guru.

Morre lentamente
quem evita uma paixão,
quem prefere o negro sobre o branco
e os pontos sobre os "is" em detrimento de um
redemoinho de emoções,
justamente os que resgatam o brilho dos olhos,
sorrisos dos bocejos,
corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente
quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida,
fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente
quem não viaja,
quem não lê,
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente
quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente,
quem passa os dias queixando-se da sua má sorte
ou da chuva incessante.

Morre lentamente,
quem abandona um projecto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior
que o simples fato de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos
um estágio esplêndido de felicidade.
Pablo Neruda

2 comentários:

Transmontana disse...

Boa tarde!

Sobre o tema de hoje, encontrei muita coisa na Internet. Envio algumas que, de uma forma ou outra, me sensibilizaram:

"A verdadeira grandeza de um homem reside na consciência
de um propósito honesto na vida, alicerçado numa estimativa
justa de sua pessoa e de tudo o mais; num freqüente auto
exame, numa firme obediência às regras por ele tidas como
certas, sem perturbar-se com o que os outros possam vir a
pensar ou dizer, ou com fazerem elas, ou não, aquilo que ele
pensa, diz e faz."
(Marco Aurélio)


"Sê verdadeiro para com teu próprio eu interior,
e disto decorrerá - como a noite decorre do dia
- que não terás capacidade para ser falso
com qualquer um de teus semelhantes."
(Shakespeare)


"A verdadeira felicidade consiste,
não no conhecimento de boas coisas,
e sim numa vida feliz. Não em compreender,
mas, em viver compreensivamente. Também
não é uma grande erudição, mas a boa vontade
que une os homens a Deus."
(Cornelius Agrippa)


"Somos seres espirituais com corpo físico,
e não seres humanos que buscam a condição espiritual."
(Sara Marriott)


"Um ser só cresce na proporção em que amplia a sua
consciência, e sua consciência se amplia na
proporção em que o ser cresce. Há aqui admiráveis
permutas:e do mesmo modo que o Amor
se revela insaciável de Amor, assim também
toda consciência se mostra insaciável de
elevação em Virtude; toda elevação em
Virtude se mostra insaciável de consciência."
(M. Maeterlink)


"Se um único homem chegar à plenitude do Amor,
neutraliza o ódio de milhões."
(Gandhi)

"A dialética Ego/Eu acontece primeiro através
do pensamento analítico (Reflexão)

Quando este se esgota, a Energia Psíquica
reflui do Eu para o Ego.
Então nasce uma Intuição."
(C. G. Jung)


"Eu penso 99 vezes e não chego à conclusão
alguma, mas, quando paro de pensar,
surge a verdade."
(A. Einstein)


"A vida é uma missão. Qualquer outra
definição de vida desorienta aqueles
que a aceitam. Religião, ciência, filosofia,
embora ainda discordem em muitos pontos,
concordam em que toda existência
tem um objetivo."
(Mazzini)



Espero ter feito uma escolha acertada.

Tenha um resto de dia feliz e, se for preciso mudar, mude!

Anita

flor disse...

Bom Dia! para mim ainda é...

Ao ver o titulo deste texto ....pensei ..que também eu o tenho de mudar... eu vivo o que o autor diz em certas frases.... porquê me deixei levar pela vida esquecendo-me de mim..... e nem sei se quero ser lembrada..... Mas de uma coisa sei ..que vou arriscar mais mais..... ir em encontro ao meu sonho.....

Concordo com tudo que menciona ....



Gostei muito do texto é muito bom ter este cantinho que tanto me ajuda e acompanha dia após dia, e que de traz dele esta um coração amigo.. e tão presente.Obrigada :)

" Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos"(Jo 15,13)

Comento sempre com as minhas palavras vindas do meu coração , pois não tenho assim muito conhecimento.. em textos ou poemas.... e digo o que sinto.... embora acrescente de vez em quando algumas frases que conheço muito bem e não são da minha autoria..


Que posso eu desejar para este dia...tudo de bom e o que esse coração desse lado mais desejar...Um Bom Dia com aquela luz... JESUS...

bj...:)