domingo, 28 de agosto de 2011

O bispo lixeiro que chegou a cardeal

«O cardeal Jàn Chryzostom Korec nasceu em Bosany, diocese de Nitra, em 22 de janeiro de 1924. Em 1949, os comunistas subiram ao poder na Checoslováquia. O jovem Jàn Korec foi, portanto, ordenado sacerdote secretamente em 1950, enquanto em 1951 se tornou o bispo mais jovem do mundo.

Uma ordenação episcopal, segundo narra o L'Osservatore Romano, “feita com muita pressa, em um apartamento, com medo de que a polícia irrompesse de um momento a outro”.

Durante 9 anos, desempenhou sua missão de sacerdote e de bispo numa fábrica, onde trabalhou como operário e depois como guarda noturno. Em 1960, foi detido, processado e condenado a 12 anos de prisão. Foi recluído num mosteiro transformado em prisão, onde havia outros 6 bispos e 200 sacerdotes.

Em seus anos de prisão, celebrou missa e, quando estava em isolamento, imaginava estar a fazer exercícios espirituais. Em 1968, com a “Primavera de Praga”, saiu da prisão gravemente doente. Para ganhar a vida, começou a trabalhar como lixeiro em Bratislava. Pela primeira vez, celebrou a missa em público.

Em 1969, chegou a reabilitação, com a qual pôde obter um passaporte para Roma, onde se encontrou com Paulo VI, o qual lhe entregou as insignias episcopais. Em 1974, no entanto, foi anulada a reabilitação e ele foi novamente preso, para cumprir os quatro anos que lhe faltavam da sentença primitiva. Libertado logo depois pelas suas más condições de saúde, continuou trabalhando como operário até os 60 anos.

João Paulo II nomeou-o bispo de Nitra em 1990 e instituiu-o cardeal em 1991. Em 1998, chamou-o ao Vaticano para pregar os exercícios espirituais da Quaresma. Durante vários anos, foi presidente da Conferência Episcopal Eslovaca.

Numa entrevista concedida a La Civiltà Cattolica (21 de fevereiro de 1987), afirmou: "Não me atribuo grandes méritos. Quanto mais passam os anos, mais vejo claro que o que tem importância pertence à graça, isto é, a Deus”.»

Este texto foi publicado ontem pela agência Zenit,a propósito dos 60 anos de ordenação episcopal do cardeal Jàn Chryzostom Korec e da carta que sobre a efeméride Bento XVI lhe enviou, considerando-o “pastor trabalhador, fiel e prudente”.

3 comentários:

flor disse...

Boa tarde... olá...

Impressionante vida.... que nos serve de exemplo no amor na humildade....

Não importa a função ou a profissão desde que sejam feitas com dignidade.... e aqui esta uma prova.....

Como sofreu...mas sempre acreditou..

vou deixar uma pequena historia também ´como é belo o amor....

Um sacerdote albanês que esteve num campo de concentração, conta. «Nesse campo não era permitido nenhum sinal cristão.Contudo, durante a noite, trocamos páginas dos Evangelhos que tínhamos escondido debaixo da camisa.cada um procurava decorar o seu conteúdo.Comeste mínimo alimento espiritual podíamos dar testemunho da nossa fé naqueles cruéis anos de cativeiro.
O Bispo vietnamita Van Thuan foi preso em 1957 pelo governo comunista.Foram treze anos de cativeiro, nove dos quais isolado numa cela, sem nunca ter sido julgado.como não tinha acesso aos evangelhos,procurava recordar-se de frases,que escrevia em pequenos papéis.Conseguiu juntar mais de trezentas,que passaram a ser o seu livro de oração.A elas juntou salmos e hinos da liturgia.

Nos tempos que correm
Perdemos tempo com tantas coisas com leituras sem interesse.... fica este texto para pensar......



Gostei muito da partilha, e ajuda sempre ... obrigada :)

" Se alguém me quiser seguir , renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mt 16,24)

E assim vamos caminhando......


Um bom resto de dia com tudo de bom.... e descansar assim vou tentar fazer também ....faz falta... bj :)

flor disse...

olá...novamente ...como ando esquecida.......

Sim também sou da mesma opinião claro que o que têm mais importância pertence a Deus...disso não tenho a menor duvida.... se não vejamos... O Amor não é a coisa mais bela.....

Bom resto de dia :)

flor disse...

A pouco não entendi bem o significado desta frase....


"Não me atribuo grandes méritos. Quanto mais passam os anos, mais vejo claro que o que tem importância pertence à graça, isto é, a Deus”.» "

A verdade é que também digo o mesmo os méritos não são meus nem nossos o que realmente tem importância pertence a graça que Deus nos concede ... algo que nunca fizemos e de repente fazemos como se soubesemos... mas isto pertence a DEUS.....

peço desculpa comentar outra vez ....mas é que não tinha entendido bem.... já agora aproveito para desejar uma boa noite com Jesus..

BJ :)