segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ai de ti


Ai de ti

Falas de civilização, e de não dever ser,
Ou de não dever ser assim.
Dizes que todos sofrem, ou a maioria de todos,
Com as coisas humanas postas desta maneira,
Dizes que se fossem diferentes, sofreriam menos.
Dizes que se fossem como tu queres, seriam melhor.
Escuto sem te ouvir.
Para que te quereria eu ouvir?
Ouvindo-te nada ficaria sabendo.
Se as coisas fossem diferentes, seriam diferentes: eis tudo.
Se as coisas fossem como tu queres, seriam só como tu queres.
Ai de ti e de todos que levam a vida
A querer inventar a máquina de fazer felicidade!

Alberto Caeiro

4 comentários:

Anónimo disse...

"Viver com ponderação"
Querido jesus ,
Estende-me a tua mão
Para as minhas palavras e actos bem ponderar
E nunca ofender ninguém;
Estende-me a tua mão
Sempre que esteja próxima de algum acto irreflectido
E ajuda-me a respeitar sempre os outros.
Deixa o amor envolver meu coração,
A verdade tomar conta dos meus pensamentos
E coloca todas as minhas energias ao Teu serviço
Para me tornar cada dia melhor
Pois cada dia será pleno de trabalho e lazer,
De solidão e companhia,
De oração e riso
De esforço e descanso,
Cada dia, será um dia mais próximo de ti,
Ajuda-me aprender a perdoar e a esquecer
Pois o perdão traz consigo a FELECIDADE
E a PAZ DE ESPIRITO
È fácil amar quem nos é querido Quem nos ama e zela por nós
O desafio, querido Jesus
É amar quem foi antipático , injusto e causou tristeza.
Ajuda-me a aceitar com humildade os concelhos das pessoas mais experientes me dão
Ensina-me a escutar-te no silencio
Pois quero sempre fazer o bem
Amando respeitando, obedecendo, e ajudando
Sendo responsável, trabalhadora, e amiga de todos.
Fica esta oração para ajudar...e pensar.....

Bom dia com Jesus....

Anónimo disse...

E há poetas que são artistas

E trabalham nos seus versos

Como um carpinteiro nas tábuas!...

Que triste não saber florir!

Ter que pôr verso sobre verso, como quem constrói um muro

E ver se está bem, e tirar se não está!...

Quando a única casa artística é a Terra toda

Que varia e está sempre bem e é sempre a mesma.

Penso nisto, não como quem pensa, mas como quem respira,

E olho para as flores e sorrio...

Não sei se elas me compreendem

Nem se eu as compreendo a elas,

Mas sei que a verdade está nelas e em mim

E na nossa comum divindade

De nos deixarmos ir e viver pela Terra

E levar ao colo pelas Estações contentes

E deixar que o vento cante para adormecermos

E não termos sonhos no nosso sono.

Alberto Caeiro.

Ai de Mim........................



Um bom dia...com Jesus...

Transmontana disse...

Bom dia! :)

Estou em Vila Flor, logo, estou feliz!

Quanto ao tema do dia, vou citar opiniões de algumas pessoas que sabem, mais do que eu, comentar as palavras de Alberto Caeiro:

"O homem é uma travessia do enigma ao mistério" (Bruno Tolentino).

"Nosso futuro depende, em grande medida, de nossa capacidade de combinar a defesa da pluralidade das culturas com o universalismo dos direitos fundamentais: políticos, sociais e culturais" (Alain Touraine).

"Um filósofo deve pensar somente após certificar-se de que está com os pés fincados na terra. Bem plantados na terra!" (Armindo Trevisan)

Uma tarde feliz!

Anita

Transmontana disse...

Boa tarde!

Gostei tanto de o ver!!!
Peço perdão pela irreverência de o procurar, mas eu sabia que não me conhecia e gostava de me mostrar, deixando, assim, de ser uma pessoa que lê e comenta, (sem jeito nenhum...) e passar a ser uma amiga com rosto, ainda que, cheio de rugas, marcas do tempo vivido e experiências de vida!

Que Deus o abençoe e o ajude na dura tarefa de guiar almas humanas, com defeitos, para o caminho que leva a Deus!

Anita