sexta-feira, 29 de abril de 2011

Provas

"Os nossos olhos tentadores insistem em querer provas. "Se não vir não acreditarei". Ontem como hoje o dilema é o mesmo, ver para crer. Depois vemos e voltamos a ver e não vemos nada porque o que se pode ver é pouco para crer e não cremos. Ver para não crer, assim se devia dizer. À custa de tanto ver não cremos já em nada, porque aquilo que há para crer não se vê e o que se vê não é para crer. As provas que os nossos olhos querem, exigindo, de todas as formas e nunca estão satisfeitos, são aquelas que não se vêem, mas tentam-nos a querer, também exigindo, ver para crer. Não cremos porque não vemos. Para crer é necessário ver sim, mas de dentro. O olhar que se lança de dentro para fora não vai dirigido ao exterior das coisas, da vida e do mundo. O olhar que lançamos de dentro de nós atinge toda a realidade no seu interior, no mais profundo, no para lá do que os olhos podem ver e, aí sim, crê. Crê no que vê sem ver e não vendo ainda, crê, porque sem ver sabe que não se engana. É esta a experiência da fé que nos faz ver para lá das ligaduras, do túmulo vazio, do corpo desaparecido. Ver para lá de todo o estímulo material e visível da realidade. Para este crer não fazem falta provas."

3 comentários:

Anónimo disse...

Sim..é verdade concordo com as palavras..... lindo texto......parabéns.....

Queremos provas...mas elas estão ao nosso lado , mas não se vê com os nossos olhos tentadores.... mas sim com o coração..com amor.....as coisas da vida e do mundo são supre fulas, as coisas mais belas são as interiores.....

Quem ama ,não precisa de provas, mas a verdade é que não faltam provas e essas são eternas...basta que sentimos o coração....

"Eu Vejo e acredito, só não vê quem anda com uma venda nos olhos"


"Senhor Jesus quando estou desiludido ao olhar para as minhas redes vazias faz-me ouvir tua voz.Diz-me para lançar as minhas redes.
Aponta rumos novos para a minha vida"ED salesianas , Rezar na Páscoa.


A imagem muito linda como a essa planta deixemos crescer o amor de Jesus em nos teremos maravilhas em nós .....flores , perfume, frutos que vão fazer felizes outras pessoas.....


Um bom dia de alegria e paz.. ..e adorei as palavras.... tocaram-me....vou guardar...:)

Transmontana disse...

Bom dia!

Acho que, agora, já posso voltar a enviar comentários, mas estive dois dias sem conseguir.
A propósito do tema de hoje, encontrei de entre muitas, esta frase que me tocou mais:


" Crer é, em primeira instância, querer crer."


Fonte: "O Sentimento Trágico da Vida"
Autor: Miguel Unamuno

Tenha um bom dia!

Anita

Transmontana disse...

Bom dia!

Depois de enviar a frase de Miguel de Unamuno, fui pesquisar o livro e fiquei um pouco baralhada com as suas teorias! Sobre ele, encontrei este poema de Natália Correia que me impressionou:

"Não há revolta no homem
que se revolta calçado.
O que nele se revolta
é apenas um bocado
que dentro fica agarrado
à tábua da teoria.

Aquilo que nele mente
é parte em filosofia
é porventura a semente
do fruto que nele nasce
e a sede não lhe alivia.

Revolta é ter-se nascido
sem descobrir o sentido
do que nos há-de matar.

Rebeldia é o que põe
na nossa mão um punhal
para vibrar naquela morte
que nos mata devagar.

E só depois de informado
só depois de esclarecido
rebelde nu e deitado
ironia de saber
o que só então se sabe
e não se pode contar."

Natália Correia

Desculpe tanta insistência, mas tinha necessidade de o fazer para meu descanso pessoal!

Anita