segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ano Europeu do Voluntariado

Não posso deixar de partilhar uma coisa que ouvi,agora, no programa "Eclésia",na RTP2, a propósito do voluntariado:
"Quem quer, arranja maneira.
Quem não quer, arranja desculpas."
Fernanda Freitas, jornalista da RTP, e Presidente da Comissão do Ano do Voluntário
Enviada por Anita "Transmontana

"O Ano Europeu tem por objectivo geral incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na U.E. e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na U.E.
Este objectivo geral será operacionalizado através de 4 grandes objectivos específicos:
1. Criar um ambiente propicio ao voluntariado na U.E;
2. Dar meios às organizações que promovem o voluntariado para melhorar a qualidade das suas actividades;
3. Reconhecer o trabalho voluntário;
4. Sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do Voluntariado."

2 comentários:

flor disse...

Ja tinha visto este comentario .. da amiga transmontana... é verdade quem quer aranja maneiras, quem não quer aranja desculpas... sim... parabens..

Eu quero fazer voluntario bom a verdade é que também eu digo que o meu tempo não mo permite.. mas tenho de o permitir... gostei dos objectivos.. sim e muito... era bom que no nosso paìs fosse também mais valorizado...

Bom estou muito muito atrazada tenho frequencia as 2 e ainda estou em casa..ui ui a estrada eperame...por isso não comento muito...

E um dia la estou eu no voluntariado... È também um sonho...

Um bom dia o sol ja brilha..sorrir e ser feliz... beij....

Transmontana disse...

Boa tarde!

Acerca do voluntariado e, sobre o que eu disse no comentário que, na altura, fiz, não tenho só arranjado desculpas, porque, quando me aposentei e vim para Vila Real, sofri muito por ter deixado uma vida completamente preenchida e passar a uma vida, digamos, inútil. Nessa altura, ofereci-me para, em algumas instituições, ajudar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem, mas as entidades superiores não foram receptivas às minhas ofertas. Elas lá sabem porquê... Cheguei a propôr ao bibliotecário local, que criasse um serviço de voluntariado para se ir às instituições de apoio aos mais idosos, para fazer leitura oral, junto dos que já não tinham capacidade para o fazer, por eles próprios. Ouvidos moucos...
Assim, fiquei desmotivada para oferecer, gratuitamente, os meus préstimos, já que, a nível da saúde, não sinto grande apetência, porque vivo de mais o sofrimento dos outros.

Fica o esclarecimento das minhas actuais desculpas.

Tenha uma boa tarde!
Anita