domingo, 6 de fevereiro de 2011

Diálogo Ecuménico



Quaisquer que sejam as nossas divergências, de acordo com as três religiões abraâmicas, temos todos origem em Deus e todos temos o mesmo fim (Deus).
Face a esta unidade fundamental entre as pessoas, a única atitude aceitável é a da fraternidade entre todos os seres humanos. Porque filhos do mesmo e único Pai, somos irmãos. E como irmãos, mesmo que tenhamos ideias ou religiões diferentes, só podemos estimar-nos, respeitar-nos e compreender-nos mutuamente. O diálogo e a colaboração mútua na defesa da justiça, da paz, da liberdade e da dignidade humana no mundo são atitudes que decorrem da nossa consciência de sermos filhos do mesmo Deus.

Esta é a vontade de Deus expressa nas religiões abraâmicas, que nos impele a redescobrir num esforço conjunto, o projecto do amor de Deus para toda a humanidade numa atitude de:

— Diálogo que reconhece, estima e respeita a diversidade;
— Trabalho conjunto na construção de um mundo melhor e na luta contra todo o tipo de injustiça;
— Criação de laços de afecto fraterno e acolhimento entre todos;
— Valorização de todo o bem que cada pessoa e cada religião transportam consigo.
— Diálogo, compreensão mútua, colaboração mútua na defesa da justiça, da paz, da liberdade e da dignidade humana no mundo, luta contra a discriminação e perseguição das pessoas por motivos religiosos, humildade,…
De acordo com o diálogo inter-religioso, comenta as frases de Saint-Exupèry:
"É mais o que nos une do que o que nos divide. Se sou diferente de ti, longe de te prejudicar, aumento-te!"

4 comentários:

flor disse...

Parabéns pelo texto.... sim é verdade temos de respeitar as reegiões pois elas tem todas o mesmo fim Deus..... somos irmãos temos de nós respeitar ... têm que haver dialogo... justiça ... a tantas perguições por motivos relegiosos... é muito triste....
t~em de haver respeito....

Há dias em que me deijo abater.... vejo atitudes de pessoas que me magoam.... amdam perdidas tenho medo delas é a verdade... dizem as coisas mais frias e encredualas fico abismada... bem tento mudar lhes o coração... mas é dificil....
bem sei que não devia sofrer... mas não consigo... é uma angustia no coração uma dor..... a dias que ja nem conheço as pessoas...... se tenho medo? tenho... mas sei que Deus é mesericordioso... e não deija que nós fassam...mal..... a verdade vem sempre ao cima......
tinha que desabafar um bocadinho ja me magoava... bom mas amo a todos como a mim mesma...só que tenho medo de certos corações......

Bom ja me prolonguei muito.... há gostei muito do texto.... respeito ... se no Cairo ouvisem este texto talvez...houve-se establidade.... nem falo muito sobre isso... é muito triste......


ha e a imagem muito bem... gostei.... muito muito.... um bom Domingo com muita esperança... e vamos sorrir e alegrar... para ver se os corações perdidos se encamtam com a humildade.... era tão bom.... sorrir.... um abraço enorme......

Transmontana disse...

Boa tarde!

Depois de muita investigação, cheguei a este texto que talvez explique a frase de Saint Exupery:

Deus é amor! Para reflectir... 31 Jan 2011, 10:59 am

Uma antiga lenda conta que, em tempos remotos, quando os seres humanos viviam completamente esquecidos de Deus, ele fez cair do céu uma moeda de ouro que trazia o seu nome, para que as pessoas, decifrando-a, se lembrassem dele. Mas o lodo e a longa permanência na terra estragaram a moeda, que se tornou quase indecifrável e ilegível.



Os vários povos, porém, tentaram repetidas vezes traduzir as suas palavras. Até que finalmente pareceu-lhes haver entendido alguma coisa.



O povo hebreu leu nela: "Deus é majestade infinita e poderosa; o seu nome é indizível; se ele fala, morreremos; se nos olha, nos fulmina. Ele é o Terror".



O povo grego decifrou: "Deus é beleza e sabedoria. Tudo o que de belo está espalhado no universo, tudo o que de alto concebe a mente humana é um reflexo de sua beleza e sabedoria. Ele é o Belo e o Verdadeiro".



O povo romano, habituado ao uso das armas e ao domínio do mundo, interpretou assim a escrita da moeda: "Deus é força, justiça e poder".



Mas um pescador da Galileia, João, filho de Zebedeu, depois de ter lavado a moeda no sangue de um galileu condenado a morrer na cruz, leu nela com extrema facilidade e precisão: "Deus é amor".



Do livro: Falemos de amor - Paulinas

Tenho que reflectir muito até poder dar uma resposta satisfatória para mim mesma...

Um bom resto de domingo!

Anita

flor disse...

Na imagem la ao fundo ta a luz do Mundo.. DEUS..... vamos ser reflexo dessa luz..... para os que nos rodeiam...... a anjos nas nossas vidas .... que também eles no eluminam o caminho... e esses tragos no coração.... e eu nada sou.... simplesmente um raio pequenino ...e só isso queros ser...nada do que faço... tem intençoes por de traz ...alias ate têm ...... amar a todos..... por igual... amor de jesus....
Ja mudei tanto dantes era mais envergonhada agora não... dantes não falava tanto agora falo...dantes não sorria tanto...agoro sorrio a cada 2 minutos porque no o meu coração soorri... È Jesus..... e um anjo.... que gosto muito.... é humilde....... e obrigada por estar na minha vida.... e OBRIGADA MEU DEUS... LUZ DA MINHA VIDA........................

Sinti necessidade de dizer isto.... e que eu sou assim...... uma pessoa como outra qualquer.... e que tude que faço é de coração... que não fique com ideias que eu sou outra coisa ...porque não... o que sou por fora sou por dentro.... o meu coração é assim.... simples... e verdadeiro..só isso...
boa tarde e obrigada.... obrigada.... e sorrir.... e ser feliz.... com os actos mais puros.........

Transmontana disse...

Boa tarde, outra vez!

Investiguei mais e encontrei esta resposta para as minhas questões:

Ecumenismo (ou eucumenismo) é o processo de busca da unidade. O termo provém da palavra grega "oikos" (casa), designando "toda a terra habitada". Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões ou, mesmo, da humanidade. Neste último sentido, emprega-se também o termo "macro-ecumenismo".

O Dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs.

Do ponto de vista do Cristianismo, pode-se dizer que o ecumenismo é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais. Segundo a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, o termo ecumênico quer representar que a Igreja de Cristo vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre diversas igrejas[1]. Nos ambientes cristãos, a relação com outras religiões costuma-se denominar diálogo inter-religioso. Este artigo foi desenvolvido na perspectiva do ecumenismo como a busca de unidade entre igrejas cristäs.

Não sei se fico satisfeita completamente com esta resposta, mas acho que, se todas as religiões tedem ir ao encontro de Deus, por que é que não há-de haver diálogo entre elas?
Sou uma leiga no assunto, mas gostaria de saber mais.

Desculpe o incómodo.
Desejo-lhe um bom fim de domingo!
Anita