quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Carta de um filho a todos os pais do mundo

  • Não me dês tudo o que te peço. Às vezes peço apenas para saber qual é o máximo que posso obter.

    Não me grites. Respeito-te menos quando fazes isso; e ensinas-me a gritar também. E eu não quero fazê-lo.

    Não me dês sempre ordens. Se em vez de dares ordens, às vezes me pedisses as coisas com um sorriso, eu faria tudo muito mais depressa e com gosto.

    Cumpre as promessas, boas ou más. Se me prometeres um prémio, dá-o; mas faz o mesmo se for um castigo.

    Não me compares com ninguém, especialmente com o meu irmão ou com a minha irmã. Se me fizeres sentir melhor que os outros, alguém irão sofrer; e se me fizeres sentir pior que os outros, serei eu a sofrer.

    Não mudes tão frequentemente de opinião acerca daquilo que devo fazer. Decide, e depois mantém essa decisão.

    Deixa-me desembaraçar sozinho. Se fizeres tudo por mim, eu nunca poderei aprender.

    Não digas mentiras à minha frente, nem me peças que as diga por ti, mesmo que seja para te livrar de um sarilho. Fazes com que me sinta mal e perca a fé naquilo que me dizes.

    Quando eu fizer alguma coisa mal, não me exijas que te diga a razão por que o fiz. Às vezes nem eu mesmo sei.

    Quando estiveres errado em algo, admite-o e será melhor a opinião que eu terei de ti. Assim ensinar-me-ás a admitir os meus erros também.

    Trata-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que tratas os teus amigos. Lá por sermos família não quer dizer que não possamos ser também amigos.

    Não me digas para fazer uma coisa que tu não fazes. Eu aprenderei aquilo que tu fizeres, ainda que não me digas para fazer o mesmo; mas nunca farei o que tu me aconselhas e não fazes.

    Quando te contar um problema meu, não me digas «não tenho tempo para tolices», ou «isso não tem importância». Tenta compreender-me e ajudar-me. E gosta de mim. E diz-me que gostas de mim. Agrada-me ouvir-te dizer isso, mesmo que tu não aches necessário dizer-mo.
    (Marita Abraham)

2 comentários:

Transmontana disse...

Bom dia!

Encontrei estes conselhos para os pais lidarem com os filhos. Gostei e trancrevo:



“Mostrar-se entusiasmados em relação às tarefas do filho.
Segundo pesquisas, isso ajuda a fazê-los encarar o dever
como uma actividade prazerosa”.



“Participe sempre de reuniões e eventos da escola,
assim seu filho vai perceber o quanto você valoriza sua vida escolar”.



“Respeite a individualidade de seu filho, deixe-o expressar-se, converse com ele,
leve seu ponto de vista em consideração e negocie com ele”.



“Abrace seu filho várias vezes por dia. Diga que o ama.
Ele aprenderá a amar a si mesmo, aos outros e a vida.”



“Peça desculpas se você fez algo injusto ou perdeu o controle.
Pais também erram e os filhos têm de aprender isso”.



“Dedique algum momento do dia somente para seu filho.
Nem que sejam somente 10 minutos:
jogue um jogo, comente um filme, leia uma história...”



“Seja consistente em colocar as regras para que seu filho possa compreender
que as "normas" são reais e importantes”.



“Não deixe que seu filho pense que você não se importa mais com ele.
São os pequenos gestos que formarão fortes laços de amizade entre vocês”.



“Estabeleça em casa uma rotina organizada,
com hora para as tarefas escolares, descanso e lazer”.


“Amar não é o suficiente.
Aprenda a demonstrar o seu amor”.


“Priorize sua família.
As amizades podem acabar, mas a família é para sempre”.



“Lembre-se que o lar é, antes de tudo, a escola do carácter,
seja um bom exemplo para seu filho”.



“Nada dá tanta alegria e paz aos filhos
quanto o amor mútuo entre a família”.


“Comente com amigos e parentes os êxitos escolares dele,
por menor que seja, para reforçar a auto-estima e autoconfiança”.



“Quando o seu filho estiver com problemas,
compartilhe-os com a escola sem omitir factos nem julgar atitudes”.



“Crie o hábito de observar os materiais escolares
e ajude-o na lição de casa”.



“Resolva directamente os problemas entre você, seu filho e o professor
e só recorra a outros em último caso”.



“Mantenha uma relação de respeito, carinho e consideração
com todos os professores e funcionários da escola”.



“Em caso de notas baixas não espere ser chamado:
vá à escola para saber o que está acontecendo”.



“Conheça o professor e converse com ele sobre seu filho, procurando saber seu comportamento e desenvolvimento na escola”.



“Na volta da aula procure saber como foi o dia dele,
o que aprendeu e como se relacionou com todos”.



“Fale sempre bem da escola e dos professores,
para criar em seu filho uma expectativa positiva em relação aos estudos”.



“Abrace o seu filho e deseje coisas boas a ele
quando estiver de saída para aula”.


Tenha um bom dia!
Anita

Anónimo disse...

Permita-me partilhar:

"Os bons dias te dão felicidade.
Os maus te dão experiência.
Ambos são essenciais para a vida.

A felicidade te faz doce.
os problemas te mantêm forte.

As penas te mantêm humano.
As quedas te mantêm humilde.

O bom exito te mantêm brilhante.
Mas só a coragem te mantêm caminhando..."

Espero que aprecie.
Uma boa noite