sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Estreia do Filme "Dos Homens e dos Deuses"

Estreia esta semana o filme "Dos Homens e dos Deuses", de Xavier Beauvais, Grande Prémio do Festival de Cannes.


Oito monges católicos franceses vivem em harmonia com a população muçulmana, até que, progressivamente, a violência e o terror tomam conta da região. Apesar das ameaças, os religiosos decidem resistir ao terrorismo e ficar. Esta é a história verídica dos monges de Tibhirine, raptados e assassinados por um grupo de fundamentalistas islâmicos durante a guerra civil argelina, em 1996.
(Nota de apresentação do Público).

"O que o torna tão contemporâneo, nestes dias em que o fundamentalismo religioso parece estar constantemente nas notícias, das controvérsias do Ground Zero nova-iorquino aos debates sobre a burqa, é que se trata de um filme de resistência: de resistência ao medo, de resistência ao terrorismo, de resistência a tudo aquilo que nos rouba a humanidade (e, por consequência, o divino que há em nós)." Jorge Mourinha

1 comentário:

flor disse...

Não consegui ver o video ainda..
A verdade é que o que se passou com estes monges católicos franceses encontra-se todos os dias neste mundo.... Infelizmente... Paramos um bocadinho para ver a realidade que nos cerca magoa é o que sinto ....Nos dias de hoje ainda há quem pratique estas crueldades noutros países.. e no nosso bem, quando se fala em Jesus Ou Deus o que fazem maior parte dos jovens e ate aqueles com mais idade riem, criticam,desprezam,não acreditam.. e então fica esta pergunta no meu coração qual é o motivo delas viverem no que acreditam, quem pensam elas que são??? bom nem sei, mas sei uma coisa não são felizes, nem sabem o que fazem tenho pena delas , mas a verdade é que quando vejo essas coisas choro.e penso como sera que esta Jesus a ver isto? Penso que muito triste e magoado mas com amor por eles e com a esperança que um dia mudem.... sabe o que mais queria na vida era que todos olhasem para o ceu todo o mundo e com amor e nos unissemos e Jesus viria.. Mas bem sei que é um pouco dificil porque mesmo nos tempos antigos ja era assim...Mas de uma coisa tenho certeza isto vai ter fim..
vamos também nos resistir e ficar nesta longa caminhada...
Jesus precisa de nós.....
Uma boa noite com o olhar daquele que nunca nós abandona...