terça-feira, 1 de novembro de 2011

A fé dá alegria


A fé dá alegria. Se Deus não está presente, o mundo desertifica-se e tudo se torna aborrecido, tudo é completamente insuficiente. Hoje, vê-se bem como um mundo sem Deus se desgasta cada vez mais, como se tornou um mundo sem nenhuma alegria. A grande alegria vem do facto de existir o grande amor, e é essa a afirmação essencial da fé. Pode-se dizer que o elemento fundamental do cristianismo é a alegria. Não me refiro à alegria no sentido de um divertimento qualquer, que pode ter o desespero como pano de fundo; como sabemos, muitas vezes o divertimento é a máscara do desespero. Refiro-me à verdadeira alegria. É uma alegria que está presente numa existência difícil e torna possível que essa existência seja vivida. A história de Cristo começa, segundo o Evangelho, com o Anjo que diz a Maria: "Alegra-te!" Na noite do Natal, os anjos dizem outra vez: "Eis que vos anunciamos uma grande alegria". E Jesus diz: "Anuncio-vos a Boa Nova". Portanto, o núcleo de que aqui se trata é sempre: 
"Anuncio-vos uma grande alegria. Deus está presente, sois amados, e isso está estabelecido para sempre" 
(Joseph Ratzinger, O Sal da Tera)

2 comentários:

Carla Machado disse...

‎"APROVEITE AO MÁXIMO OS MOMENTOS DE ALEGRIA, PARA AGRADECER TUDO O QUE TEM RECEBIDO DA BONDADE DIVINA. SEJA GRATO AO CRIADOR E PAI, QUE LHE DÁ TANTAS FELICIDADES, E PROCURE ESPALHAR A MAIOR ALEGRIA , O MAIS SADIO OTIMISMO COM TODOS OS QUE O CERCAM.A ALEGRIA É A SAÚDE DA ALMA,E O OTIMISMO É A ALEGRIA DE AMANHÃ, APROVEITADA, NO DIA DE HOJE" E QUE SEJAIS FELIZ...

Transmontana disse...

Bom dia!

Uma pequena frase que mostra um pensamento profundo:


Hoje saí de todas as dificuldades; ou melhor, expulsei todas as dificuldades, pois elas não estavam no exterior, mas no interior, nas minhas opiniões.

Um dia feliz, expulsando todas as dificuldades.

Anita