quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpo de Deus


Estar - caminhar - ajoelhar
Se quisermos compreender o significado da solenidade do Corpo de Deus, basta observar, simplesmente, os gestos litúrgicos que a Igreja usa para celebrar e viver o sentido desta festa. Para além do que tem de comum com as outras festas cristãs, há três aspectos que exprimem o específico da celebração deste dia festivo.
Temos primeiro a reunião comunitária à volta do Senhor, o estar perante o Senhor e para o Senhor e implicitamente, o estar com os outros.
Depois temos o caminhar com o Senhor em procissão.
Por fim, relacionado com isto o centro e o ponto culminante de tudo, o ajoelhar perante o Senhor, a adoração e exaltação e a alegria pela sua proximidade. Estar perante o Senhor, caminhar com o Senhor e ajoelhar, são os elementos básicos deste dia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que linda imagem. e o arranjo simples e belo.

Três palavras que me fazem pensar tanto, são três momentos muito importantes , que devemos complementa com o coração. e sim são essenciais neste dia sem duvida alguma, eu vou agora vou estar atenta e lembrar me destas palavras. simples e humildes e de um significado enorme, que vem la do fundo de um coração.

Obrigada pelo texto e pelas palavras gostei muito..:)

Anónimo disse...

Uma boa tarde :)

Transmontana disse...

Boa tarde!

Porque se celebra o dia do Corpo de Deus

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", é, de acordo com a lei geral da Igreja, um dos dez dias festivos de preceito.

O dia do Corpo de Deus é uma exultação popular à Eucaristia, sendo manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de quinta-feira Santa, daí o seu carácter de feriado móvel.

Começou a ser celebrado há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada à Igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

Chegou a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo.

No princípio do sec. XV, com D. João I, a festa do Corpo de Deus era já celebrada com solene procissão, e actualmente inúmeras instituições e comunidades fazem festa com redobrado fervor, incluindo a procissão.

Fonte: Internet


Que ao fim do dia sinta a satisfação do dever cumprido!

Anita

flor disse...

olá.....

OBRIGADA..:)

Pelas palavras vindas do coração......


Entraram em meu coração e são elas que me fazem caminhar ...Jesus é algo de tão belo que mesmo que seja difícil que nos entendam que vejam a verdade o que é justo a sinceridade o que realmente é importante.... não fechamos a porta do nosso coração..... e isto é amor por todos que se aproxima de nos.... e assim sigo os meus dias...

tanta agitação em nossas vidas que nos esquecemos do que é fundamental nem tempo há.... então esta semana que se aproxima vai ser assim ainda...Mas o que o AMOR não suporta???? Tudo suporta......

Obrigada do fundo do coração fico muito feliz de ver a boa disposição a alegria no olhar.... o sorriso.... e assim se faz o meu.... Porquê quero a felicidade de todos mas aqueles que têm um lugar no meu coração esses quero ver sempre bem....obrigada:)

Uma boa noite de paz e sossego com Jesus N Senhora e sonhos suaves como a brisa que corre... BJ :)