terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A carroça vazia

Estávamos de férias no sul, numa cabana.
Certa manhã, o meu pai convidou-me para dar um passeio pelo bosque e aceitei com alegria, porque sair com ele era grandioso para mim. Partilhava com comigo muitas coisas da sua vida: a sua experiência, as suas anedotas de quando ele tinha doze anos, tal como eu agora. De repente, deteve-se no meio do bosque e disse-me:
- Guarda silêncio e escuta. Que ouves?
Pus os meus ouvidos atentos durante uns segundos e respondi:
- O canto dos pássaros!
- E não ouves mais nada? – perguntou-me.
Pus mais atenção e disse:
- Sim, oiço o ruído de uma carroça pelo caminho.
- Isso mesmo – respondeu o meu pai – é uma carroça vazia.
Então perguntei-lhe:
- Como sabes que é uma carroça vazia se não a vemos?
- É fácil saber quando uma carroça está vazia, por causa do ruído.
Quanto mais vazia está a carroça maior é o ruído que faz – disse o meu pai.
Fiz-me adulto; e até ao dia de hoje quando vejo uma pessoa tagarela, a falar
muito alto, prepotente, querendo ser o centro, fazendo notar que sabe tudo,
recordo-me do que me ensinou o meu ai:
- Quanto mais vazia está a carroça, maior é o ruído que faz!

4 comentários:

Anónimo disse...

Imagens mais linads que aparecem neste blog...

Anónimo disse...

nem sempre as imagens sao as coisas mais importantes sao os sentimentos... as vezes nem sempre a paisagem muda tudo.............

Anónimo disse...

carroça vazia porque o que terá lá dentro .?????? quero saber tem que me dizer!'

SALA DE MORAL disse...

Olá Iris, vou responder com uma frase da mensagem:"...quando vejo uma pessoa tagarela, a falar
muito alto, prepotente, querendo ser o centro, fazendo notar que sabe tudo,recordo-me do que me ensinou o meu ai:
- Quanto mais vazia está a carroça, maior é o ruído que faz." Quanto mais barulho exterior, menos interioridade. Bjs