sábado, 4 de abril de 2009

Valores

Tudo pode começar aqui, na compreensão das palavras.
Valores… Significa o que Vale, o que tem Valor, o que é capaz de ser Válido e tornar-me Válido. O Valor é o contrário do Inútil, o “sem valor”.Valores não são “conceitos teóricos” que se têm, ainda que na prática se revelem totalmente inúteis. Se são inúteis, é porque não valem de nada nem para nada, não são Valores. E a pergunta é mesmo esta… “O que é que vale para mim? O que é que tem valor?”Quase de certeza as respostas são diferentes se fizermos a mesma pergunta de duas maneiras diferentes. Se nos perguntam quais são os nossos Valores, e se nos perguntam o que é que para nós Vale de verdade, talvez respondamos coisas diferentes. Bem, na prática da vida, respondemos, certamente, muitas vezes…O que é que tem Valor? O que é que conta? O que é que me toca?O que é que entra na minha vida não pela via do raciocínio mas pela sensibilidade e pela experiência?O que é que me afecta, ou seja, o que é que me toca a ponto de mexer com a minha afectividade? É isso ser afectado por uma realidade, é sentirmos que ela toca no mundo dos nossos afectos. É essa sensibilidade que nos diz realmente o que é que para nós é importante, ou seja, tem Valor.Um Valor é um apelo interior capaz de me fazer procurar coisas novas, capaz de me desinstalar, capaz de me fazer ultrapassar o limiar do conforto. Esse é o Valor, é assim que conhecemos o que Vale e o que é inútil, pela capacidade que tem de nos desinstalar e pelas possibilidades que nos abre de procurarmos sempre maneiras novas e mais maduras de sermos Pessoas mais Humanas.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá.......... gostei deste texto...o que têm valor? o que têm valor para mim? Só uma coisa !!!


O amor...

que traz atrás a simplicidade a humildade, carinho, pobreza de espírito, compreensão ..amor amor amor......

não há nada que me cative mais de que um olhar verdadeiro..... e um sorriso puro..... e isso é que têm valor para mim..... um coração humilde.......


O valor de ter uma mão amiga.........

Hoje um dia cansativo..... amanha de volta aos estudos....

Uma boa noite de paz e sossego..... de silencio interior..... com Jesus..:) e com um olhar que nunca se esqueçe....