segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Para pensar

As três peneiras
Augusto procurou Sócrates e disse-lhe:
- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre uma pessoa! Você não imagina o que me contaram a respeito de…
Não chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espera um pouco Augusto. O que me vais contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras?
- Sim. A primeira, Augusto, é a da Verdade. Tens a certeza de que o que me vais contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então as tuas palavras já ficaram pela a primeira peneira. Mas vamos então para a segunda peneira: a Bondade. O que me vais contar, gostarias que os outros também o dissessem a teu respeito?
- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então as tuas palavras também não passaram pela segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a Necessidade. Achas mesmo necessário contar-me esse facto? Resolves alguma coisa? Ajudas alguém? Melhoras alguma coisa?
- Não, Sócrates… (pausa) Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E Sócrates sorrindo concluiu:
- Se passar pelas três peneiras, conta! Tanto eu, como tu e os outros iremos beneficiar. Caso contrário, esquece e enterra tudo.
Será um boato a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre amigos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvires algo, antes de cederes ao impulso de passá-lo a outra pessoa, submete-a ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre ideias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

1 comentário:

Anónimo disse...

já tina comentado esta historia mas acho que não ficou.... bom mas digo novamente gostei muito deste texto..do fundo do meu coração... e já guardei... e vou ler sempre que tiver oportunidade a pessoas....pois se a coisa que me magoa tanto é ver falar na vida das pessoas.... para mim já não o fazem pois sabem que não gosto..agradeço...mas quando escuto..hum.... para mim , não da....e foi tão bom ver esta historia pois é o que eu penso..eh eh.... e é a verdade...

gostei..muito..parabens.... a muitos textos e mensagens interessantes... e bonitas.... esta historia pode ser vista em todos os tempos.... é bem que seja relembrada.... para as pessoas reflectirem....


Uma boa noite de paz... já chegou o calor..:) bom la vou para o meu estudo.....adorei..:)