domingo, 31 de janeiro de 2010

O turbante de Nasrudin

"Nasrudin apareceu na corte com um magnífico turbante, pedindo dinheiro para caridade.
- Você veio me pedir dinheiro e está usando um ornamento muito caro na cabeça. Quanto custou esta peça extraordinária? - perguntou o soberano.
- Quinhentas moedas de ouro - respondeu o sábio sufi.
O ministro sussurrou: “É mentira. Nenhum turbante custa esta fortuna”.
Nasrudin insistiu:
- Não vim aqui só para pedir, vim também para negociar. Paguei tanto dinheiro pelo turbante, porque sabia que, em todo o mundo, apenas um soberano seria capaz de comprá-lo por seiscentas moedas, para que eu pudesse dar o lucro aos pobres.
O sultão, lisonjeado, pagou o que Nasrudin pedia. Na saída, o sábio comentou com o ministro:
- Você pode conhecer muito bem o valor de um turbante, mas sou eu quem conhece até onde a vaidade pode levar um homem."
Paulo Coelho

sábado, 30 de janeiro de 2010

O que vale a vida

O que vale a minha vida?
No fim (não sei que fim)
Um diz: ganhei trezentos contos,
Outro diz: tive três mil dias de glória,
Outro diz: estive bem com a minha consciência e isso é bastante…
E eu, se lá aparecerem e me perguntarem o que fiz,
Direi: olhei para as coisas e mais nada.
E por isso trago aqui o Universo dentro da algibeira.
E se Deus me perguntar: e o que viste tu nas coisas?
Respondo: apenas as coisas… Tu não puseste lá mais nada.
E Deus, que é da mesma opinião, fará de mim uma nova espécie de santo.
Alberto Caeiro, Poesia

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Reflexões sobre a vida

O optimismo educa-se


Um erro muito comum é pensar que o optimismo é uma espécie de dado genético, que alguns têm a sorte de ter. Mas o optimismo educa-se. E as pessoas podem não ter sido educadas a olhar para a realidade com olhos de ver.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pensar em ti...

Pensar em ti é coisa delicada.
É um diluír de tinta espessa e farta
e o passá-la em finíssima aguada
com um pincel de marta.

Um pesar grãos de nada em mínima balança,
um armar de arames cauteloso e atento,
um proteger a chama contra o vento,
pentear cabelinhos de criança.

Um desembaraçar de linhas de costura,
um correr sobre lã que ninguém saiba e oiça,
um planar de gaivota como um lábio a sorrir,

Penso em ti com tamanha ternura
como se fosses vidro ou película de loiça
que apenas com o pensar te pudesses partir.

António Gedeão

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

17 Maneiras de rezar



7. Como uma criança, dizer coisas a Deus, oração, súplica, raiva ou ternura pesar ou júbilo isso escapa nem nos apercebemos disso senão mais tarde, algumas vezes.
Aquele que assim fala em nós é a criança sempre na aurora da vida ingénua como a vontade divina.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

6º B

Parabéns pela alegria e boa disposição

Mundo egoísta


É tão triste ver pessoas completamente fragilizadas, a deitar as mãos à cabeça e a dizer:
"E agora o que é que vai ser de nós?"
E é compreensível, sofre-se muito, vivemos num mundo cheio de sofrimento, mas não tem de ser assim, isso não é uma fatalidade.
O que muitas vezes encontramos é uma pedagogia catastrofista
ou fatalista, é o salve-se quem puder.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Educadores do optimismo

Temos de nos tornar pedagogos da alma, educadores do optimismo.
Não só na escola, mas em casa, no trabalho, na rua.
Pedagogos da alma, porque alma significa ânimo e ânimo significa alegria!
Uma pedagogia do olhar e do ânimo interior, porque o que vemos é um mundo muito infeliz, um mundo insatisfeito, fragilizado, ressentido.
Precisávamos desta pedagogia do ânimo.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Sê paciente


Sê paciente;

espera que a palavra amadureça

e se desprenda como um fruto

ao passar o vento que a mereça.

Eugénio de Andrade (1923-2005

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ver o lado bom ...


A boa maneira de superar um defeito é desenvolver a virtude contrária. A natureza e a biologia assim o ensinam, por exemplo, na cegueira muito se supera por desenvolver o tacto e o ouvido. Também no campo psicológico e moral esta é uma boa estratégia, a pessoa que quer corrigir o mal do azedume ou da crítica destrutiva, o melhor é tentar ver o lado bom de cada coisa e treinar-se a dizer bem. Isto não é deixar de ver o mal ou fazer de conta, é ver o conjunto e encontrar portas de saída.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Felicidade é um compromisso


Quando desejamos felicidade a alguém em que é que estamos a pensar? Felicidade será uma espécie de sorte grande que pode calhar a alguns? A felicidade não cai do céu, é um modo de vida. Feliz vem de felix, que quer dizer fecundo, produtivo. Felicidade é um compromisso, viver com sentido, produzindo justiça e paz. É feliz aquele que sai de si próprio, que vence o egoísmo em si, que se vira para fora.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

17 Maneiras de rezar

5. Dizer um bom dia bem dito, partilhar um sorriso, oferecer um olhar compreensivo gera comunicação com qualquer desconhecido. Uma palavra basta. Um gesto basta para mudar o dia de alguém.
No fundo, no fundo, o que todas as pessoas estão à espera é de serem reconhecidas: das mais antipáticas às mais tímidas, o que desejam profundamente é que alguém reconheça o seu valor, a sua identidade própria.
Por isso, se souberes o nome de alguém, di-lo quantas vezes for preciso. É a saudação mais doce que a pessoa pode ouvir. Lembra-te: uma palavra basta; um gesto basta para mudar o dia de uma pessoa.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O ponto de partida da alegria...


O ponto de partida da alegria é a auto-estima. Quando a pessoa se sente apreciada e profundamente amada, isso dá-lhe auto-estima. Essa é uma fonte de que brota a alegria. E não me sinto amado porque sou perfeitinho, sinto-me amado porque alguém me fez experimentar que diante dele, sem condições, eu valho, mesmo que tenha um olho torto, um mau currículo ou uma doença terrível!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fora deste mundo



The Known Universe é um pequeno filme de 6 minutos que oferece uma viagem aos confins do universo conhecido. Trata-se de um trabalho produzido pelo American Museum of Natural History que integra a exposição Visions of the Cosmos: From the Milky Ocean to an Evolving Universe, presente no Rubin Museum of Art em Nova Iorque até Maio deste ano.Talvez o aspecto mais surpreendente desta breve odisseia seja o facto de grande parte do conhecimento científico que sustenta esta visualização do horizonte cósmico esteja ao nosso alcance há apenas poucas décadas. Poucas gerações da humanidade puderam beneficiar de uma tal concepção do universo e do conhecimento do seu processo de formação, desde a incrível erupção de espaço, matéria e energia que deu origem ao próprio tempo. A beleza desta viagem assombra, acima de tudo, pela percepção de escala quase inacessível que a torna numa experiência no limiar da abstracção. Eis um longo caminho percorrido desde a visão da primeira imagem da Terra vista do espaço, fotografada há pouco mais de sessenta anos, até este filme inacreditável que nos leva aonde nunca poderíamos ter imaginado.

A alegria é ânimo

O estar divertido pode ser até vivido por pessoas tristíssimas, que vão tomar uns copos para esquecer, contam umas anedotas, riem muito, mas são uns tristes… Porque futuro, convicção de que vale a pena viver, gosto de comunicar aos outros o bem, isso passa-lhes completamente ao lado. Ora a alegria é o ânimo, a força interior de construir futuro! Alegria vem precisamente de uma palavra latina, alacre, que significa estar vivo, estar animado.

domingo, 17 de janeiro de 2010

A alegria é um dever


Nós pensamos que a alegria é como um bónus que cai do céu, quando na realidade a alegria é um dever, nem sequer é um direito. Temos o dever de a procurar numa vida com sentido e serviço, certamente no meio de muitas dores e conflitos. Porque a questão não está numa vida fácil ou sem problemas, a alegria não é isso. A alegria está em servir e em viver de uma maneira construtiva, mesmo a dor e o sofrimento. Não perder o sentido e manter o ânimo.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Abram os olhos


Habituámo-nos a confundir a alegria com o divertimento ou com o viver levezinho. Ora a alegria cristã até é compatível com a dor e o sofrimento. "Abram os olhos, porque a alegria está aí, onde não contais com ela!" Mas se cada um anda à procura do comodismo, da instalação, do divertimento, escapa-lhe a alegria verdadeira. Às vezes é preciso fazer cara feia para dizer: "Abram os olhos, vejam onde é que realmente está aquilo que vos pode fazer felizes!"

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

8º ANO

Para reflectir


O maior roubo que se pode fazer a alguém é tirar-lhe a esperança. Cuidado! Este tempo de competição e consumismo, do culto das aparências, é muito propício a comparações, é fácil alguém sentir-se marginalizado, sem sentido nem futuro. E neste caso quem roubou a esperança foi a mentira, a ilusão de que se é feliz com o ter, com o ganhar, com o êxito. Essa é mesmo publicidade enganosa!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A esperança..


A esperança vem de ser autêntico, de não me deixar dominar por ansiedades, de estar convencido de que o meu papel neste mundo é criar futuro para mim e para os outros, porque a esperança é tornarmo-nos criadores de futuro. É claro que há sombras densas diante de nós e existem muitas razões para esta sociedade depressiva, mas isso não nos pode dominar e vencer. Olhas para o céu a ver se cai? Ou acreditas em fazer algo de bom, mesmo quando não se vê nada? Então és uma pessoa de esperança.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Quém és tu?

Quem és tu que assim vens pela noite adiante,
Pisando o luar branco dos caminhos,
Sob o rumor das folhas inspiradas?
A perfeição nasce do eco dos teus passos,
E a tua presença acorda a plenitude
A que as coisas tinham sido destinadas.
A história da noite é o gesto dos teus braços,
O ardor do vento a tua juventude,
E o teu andar é a beleza das estradas.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Obra Poética I

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O que é de facto significativo

O filho que muitas vezes não limpa o quarto e está a ver televisão, significa que está em casa.
A desordem que se tem que limpar depois de uma festa, significa que estivemos rodeados de familiares e amigos.
As roupas que nos estão apertadas, significa que temos mais do que osuficiente para comer.
O trabalho que temos a limpar a casa, significa que a temos.
As queixas que escutamos acerca do governo, significa que temos liberdade de expressão.
Não encontrar estacionamento, significa ter carro.
Os gritos das crianças, significa que podemos ouvir.
O cansaço ao final do dia, significa que temos trabalho.
O despertador que nos acorda todas as manhãs, significa que estamos vivos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

17 Maneiras de rezar

3 - Abrir a Sagrada Escritura
Abrir o Livro somente e partir em devaneio imaginar o seu próprio livro contar histórias a si mesmo remexer nos seus velhos mitos de crueldade, de triunfo, de sensualidade, de desespero,de amor, de caridade, com o normal narcisismo dessas coisas e ler, no texto,duas palavras.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A importância do Nome

«Era uma vez uma pequena cidade,
Que tinha a forma de uma enorme encruzilhada de caminhos.
Todos os seus habitantes se conheciam
E se chamavam pelos seus nomes.
Eles sabiam que toda a relação criadora de paz se inspira na proximidade e na confiança.
Chamar uma pessoa pelo seu nome é dizer-lhe que confiamos nela,
Que lhe queremos bem e a respeitamos.
Dizer o nome de uma pessoa é, portanto, aceitá-la tal como é;
É reconhecer a sua identidade e apoiá-la para que seja ela mesma. É uma atitude e um princípio básico, para viver em paz e tolerância.»
"O nome próprio é o que marca a individualidade; o apelido, as relações sociais".
Ángel Ganivet (en Cartas finlandesas)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tem que haver mãos


Para além das lágrimas choradas sob todas as experiências de medo ou de perda,
para além de todos os sentimentos de compaixão,
para além de todas as boas intenções,
para além de todas as teorias da esperança,
para além dos céus de todas as religiões,
para além de todas as orações a todas as divindades,
tem que haver mãos concretas que derrubem os muros da divisão e do preconceito entre as pessoas.

domingo, 3 de janeiro de 2010

17 Maneiras de rezar

2. Ler um livro
Ler um livro de pensamento exigente
com um forte desejo da verdade
sem avidez em saber
sem pretensão de disputar
mas por gosto, por amor da verdade
Abrir a porta profunda a todo o pensamento que emerge e deixá-lo permanecer em paz de modo que ele venha a dar o seu fruto.
Maurice Bellet
In Cahiers pour croire aujourd'hui,
Trad.: Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social

No dia 1 de Janeiro arrancou o Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, ano em que Portugal pretende gastar mais de 700 mil euros para colocar o tema da pobreza na ordem do dia e mobilizar a sociedade civil para o seu combate.
É confrangedor, ver o nosso país a gastar 55 milhões em manutenção de helicopteros, milhões em projectos de TGV(s), milhões em inaugurações, e tantos e tantos desperdícios e para o Pobreza, só para se falar dela 700 mil euros. Ao que chegou o nosso estado laico, que já se envergonha dos seus pobres...

Deus é Amor

Quando esquecemos o Rosto Trinitário do nosso Deus passamos ao lado do horizonte de uma das proclamações mais belas e fecundas da nossa Fé: "Somos à imagem e semelhança de Deus". Porque isso significa que a nossa Vocação fundamental é o Encontro. Estamos talhados para a Comunhão.
Parece tão simples e tão "pouco"... mas sinto mesmo que é onde se joga o essencial de todas as coisas.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dia Mundial da Paz

O Papa Bento XVI na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, que se assinala dia 1 de Janeiro, o Papa acusa os países industrializados de serem responsáveis pela “crise ecológica” que se vive. E diz ser necessário “reflectir sobre o sentido da economia e dos seus objectivos, para corrigir as suas disfunções e deturpações”.Com o título “Se queres cultivar a paz, preserva a criação”, diz Bento XVI que é necessária uma “actividade económica mais respeitadora do ambiente”. E escreve: “O desenvolvimento humano integral está intimamente ligado com os deveres que nascem da relação do homem com o ambiente natural, considerado como uma dádiva de Deus para todos, cuja utilização comporta uma responsabilidade comum para com a humanidade inteira, especialmente os pobres e as gerações futuras.”As sociedades mais avançadas têm que favorecer também “comportamentos caracterizados pela sobriedade”, acrescenta ainda Bento XVI.