terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A importância do Nome

«Era uma vez uma pequena cidade,
Que tinha a forma de uma enorme encruzilhada de caminhos.
Todos os seus habitantes se conheciam
E se chamavam pelos seus nomes.
Eles sabiam que toda a relação criadora de paz se inspira na proximidade e na confiança.
Chamar uma pessoa pelo seu nome é dizer-lhe que confiamos nela,
Que lhe queremos bem e a respeitamos.
Dizer o nome de uma pessoa é, portanto, aceitá-la tal como é;
É reconhecer a sua identidade e apoiá-la para que seja ela mesma. É uma atitude e um princípio básico, para viver em paz e tolerância.»
"O nome próprio é o que marca a individualidade; o apelido, as relações sociais".
Ángel Ganivet (en Cartas finlandesas)

5 comentários:

fénix renascida disse...

Nesse caso, deixe-me que me apresente: sou a Sara Campos, e já dei aulas nessa escola. Vivi tempos que nem quero lembrar, mas levo-os comigo porque fazem parte de mim, da minha história.
E embora tenham sido tempos negativos, sei bem transformá-los em algo de positivo, pois, por tudo o que vivi, serei melhor conselheira das minhas filhas, principalmente da mais velha, que também estuda nessa escola.
É sempre um prazer conhecer pessoas, tê-las no nosso caminho, pois, parecendo que não, cada uma traz consigo um pouco de si que passa a ser um pouco de nós!
Desejo-lhe um 2010 muito feliz! Um abraço:)

SALA DE MORAL disse...

É como muito gosto que agradeço e retribuo os votos de um 2010 muito feliz. Sempre às ordens. Obrigado

Rita disse...

É DE FACTO SUPER IMPORTANTE TER UM NOME

Rita Barros disse...

É importante ter um nome pois sem ele nós não eramos reconhecidos,não eramos identificados!
:)

bruna disse...

e mesmo importante termos um nome