sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O vencedor aprende com o vencido

Os exércitos de Alexandre o Grande preparavam-se para tomar uma cidade na África. Mas as portas se abriram, sem resistência; a população era quase toda feminina, já que os homens haviam morrido nos combates contra o conquistador.
No banquete da vitória, Alexandre pediu que lhe trouxessem pão. Uma das mulheres trouxe uma bandeja de ouro, coberta de pedras preciosas, com um pedacinho de pão ao centro.
“Não posso comer pedras preciosas e ouro; o que pedi foi pão!”, bradou.
E a mulher respondeu: “Alexandre, não tem pão em seu reino? Precisava vir buscá-lo tão longe, matar tanta gente por causa disso?”
Alexandre continuou suas conquistas, mas – antes de partir dali, mandou gravar numa pedra:
“Eu, Alexandre o Grande, vim até a África para aprender com estas mulheres que as vezes a ambição pode não levar a nada”. Paulo Coelho

1 comentário:

flor disse...

Tiramos sempre algo de proveitoso , ao conhecermos e comprendermos aqueles que nos rodeiam e se dizem vencidos ..., mas têm tanto no seu interior e as vezes são aqueles que nos estão sempre a suprender dia a dia.Temos anbições na vida algumas desnessesarias e nos fazem mal e são futeis , mas no entanto há aquelas que são fundamentais para continuarmos com força para vivermos dia a dia . Como a ambição ,de termos um mundo mais unido e com esperança e as pessoas mais unidas ..... É bom ler estas mensagens ajuda muito... bom dia