terça-feira, 29 de junho de 2010

É só pensar

"Quando queremos tudo antes. É um erro fazer da vida um lugar onde as coisas acontecem antes de acontecer. Queremos usufruir antes de ter. Viver antes de acontecer. Ter antes de ganhar. Ser felizes antes de conquistar a felicidade. É um ter e ser e estar ante de que seja verdade e possível o que pretende experimentar. Trocamos as coisas e em vez de pensar que a vida é uma conquista da felicidade, pensamos que temos que ser felizes sem fazer nada para alcançar a felicidade. Pretendemos ser sábios sem primeiro aprender os mistérios do conhecimento. Queremos ter sem primeiro pagar. Primeiro expeimentamos, sufruimos, gastamos, gozamos e depois... Esquecemos que os sacrifícios, o esforço, o trabalho são o caminho para alcançar e não o preço a pagar depois de ter conseguido. Que diferença faz? Toda a diferença. Enquanto me esforço, para alcançar eu sou já feliz, eu já saboreio o que ainda não me é dado só pelo vontade de chegar aonde tenho de chegar. Quando se alcança o que se pretende há um sabor a vitória. Quando se consegue o que se quer sem esforço, depois há que pagar o que se usufruiu, porque nesta vida tudo se paga. Então, depois de tudo vem o castigo. Gozaste? Agora pagas. Em vez do sabor a vitória vem a desilusão e o sabor a derrota. Eu pensava que era feliz e afinal, passou tão depressa o prazer e agora tenho que penar sem esperar mais nada. Desilusão.. É assim que muita gente anda desiludida. Já experimentaram tudo, não há mais nada a esperar e a vida tornou-se num campo de concentração e trabalhos forçados. Agora é só penar."

2 comentários:

Transmontana disse...

Texto cheio de sabedoria e ensinamentos!!!
Eu sou um pouco assim: "Quero tudo para Ontem", e esqueço-me que tenho que lutar , primeiro, pelas coisas, para, depois, as saborear.
Ainda tenho muito para aprender...
Um bom dia!
Anita

SALA DE MORAL disse...

Um bom dia.