domingo, 16 de janeiro de 2011

Provérbios

Alguns provérbios da sabedoria judaica, organizados por
Arnaldo Niskier:

DENTES:
se não podes morder, é melhor não mostrar os dentes.

APRENDER: aprendi muito com meu mestre, mais com os meus companheiros, e mais ainda com os meus alunos.

ÁGUIA: uma águia não caça moscas.

BÊNÇÃO: as bênçãos são bênçãos para quem abençoa, e as maldições são maldições para quem amaldiçoa.

CONTEÚDO: não olhes a jarra, mas o que ela contém. Há jarras novas que contêm vinho velho e delicioso, e há jarras velhas que nem sequer contém vinho novo.

ELOGIO: quando você vive bastante, é acusado de coisas que nunca fez, e elogiado por virtudes que nunca teve.

GERAÇÃO: bem aventurada a geração em que o grande aprende com o pequeno.

HONRA: não é o lugar que honra o homem, mas o homem que honra o lugar.

CALÚNIA: a língua que calunia mata três pessoas ao mesmo tempo: a que profere a calúnia, a que escuta, e a pessoa sobre a qual se fala.
Paulo Coelho

2 comentários:

flor disse...

Proverbios que dizem a verdade...li bem com atenção todos..... não me faltaria que falar... mas vou opetar por contar uma coisa que mecheu comigo omtem..alias ainda penso...

Omtem fui a um banco com uma amiga levantar dinheiro ja ao cair da noite ao fim das aulas... la dentro estava algo que me comoveu... estava um senhor com uma idade entre os 30 35 anos com probllemas de dificiencia motora alguma e na fala.... que vi nele que mecheu comigo?? uma puresa de espirito ..vi nele a luz.. os olhos puros ..isto foi bom agora o mau... abandono total perdido na vida e que estaria ali para passar a noite ao quentinho , tão desprevenido de tudo , dos cuidados mais basicos higiene.. e sorria para mim..um sorriso tão puro..sorri também mas com as lagrimas nos olhos ... e tentava falar comigo...mas não se entendia... ..perguntei a minha colega se não havia uma alma que não fize-se nada por ele.. e diz que não..a anos que anda assim...
e entretanto entrou um casal... qual foi a atityde deles???? " Ai que cheiro " bem não pararam de dizer isto... apetecia me dizer algo...mas no meio de tanta tristeza fiqueime... antes de criticarem e dizerem aquilo que é as barbaridades das barbaridaes ajudasem....
Bastava um pequeno gesto de alguem com algum estatuto..para ele estar a ser tratado com dignidade.. num lar ou outra instuitição....

Amo estas pessoas , amo os humildes.... e não soporto velas assim... que mundo é este....que gerações são estas...

por isso peço ..quando virmos assim uma pessoa desprevenidada de tudo... nem quidar dela sabe..ajude-mos por favor... um dia quando acabar o meu curso e se conseguir... não vou permitir estas coisas... eu vou falar com os responsaveis.... e por isso que estou na saude.. para cuidar e dar carinho.. ou seja o meu amor....

È isto que temos de fazer.... onde estiverem os pobres estou eu....

por isso não nós preocupemos com aquelas pessoaas que pasam o tempo a fazer-nos sofrer... ou porque tem inveja de nós... ou não tem mais nada que fazer e falam da nossa vida.. ou tem um coração ssem amor.... eu não ligo... tenho pena.. e doi é verdade... mas há elas é que deveria doer.... e doi...uma dor perfunda que não passara se não se arrepender.....

Bom e ja me prolonguei... não fiquei bem com o que vi.. era dum brilho nós olhos... uma criança.... e nele vi a luz.... não lhe toquei com o medo da sua reação apetecia -me darlhe carinnho... deilhe uma moeda..não que o fosse ajudar ajo que nem sabia bem o que fazer com ele... mas com um gesto de amor por ele só isso... e logo dinheiro de certa forma inseguinificante antes preferia darlhe alimento..mas ja estava tudo fechado....
E LA FICOU...

UM bom domingo quanto aos proverbios sim gostei... dizem a verdade... espero que esteja tudo bem....
e da minha parte que seja feliz .. e se tiver problemas que imagino que sim... olhemos a luz daquele olhar... e tudo melhora..e conforta.... é assim que faço....
ser feliz.. e muita paz....

Transmontana disse...

Olá, boa noite!

Sou grande admiradora de provérbios e do seu oportuno uso. Gostei de todos, mas o último foi o que mais me tocou!

Já agora, como estamos em tempo de campanha eleitoral, com mil promessas que nunca serão cumpridas, em jeito de provocação, envio uma quadra do poeta popular ANTÓNIO ALEIXO:

"Vós que lá do vosso Império
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
querer um Mundo novo a sério.


Tenha uma noite repousante!
Anita