domingo, 22 de março de 2015

Conferência: "A crise de valores na sociedade atual"


Ao procurar refletir sobre a nossa condição de vida somos confrontados com os valores, os quais orientam as nossas ações e conferem sentido à nossa existência. Hoje, absorvido no trabalho e arrebatado pelo consumo, o homem parece caminhar para a desumanização rendido ao “deus dinheiro”. Qual o valor dos valores? Ausência de valores ou inversão de valores?
Outro aspeto marcante da sociedade atual é o crescente processo de mundialização que leva à coexistência, num mesmo espaço, de diferentes comunidades culturais. Nas sociedades multiculturais os sentimentos da insegurança e da intolerância podem despoletar situações de conflito. Como nos podemos posicionar perante o outro em frente a nós? Como lidar com o fenómeno do multiculturalismo? A religião: afasta ou aproxima?

Atendendo que o tema dos valores é transversal a diversas áreas curriculares, e alvo de especial enfoque nas aulas das disciplinas de Educação Moral e Religiosa Católica e de Filosofia os professores das referidas disciplinas, promoveram um debate com a presença do Senhor Bispo, D. José Manuel Garcia Cordeiro que abordou o tema: “A crise de valores na sociedade atual”, seguido de um momento de debate/reflexão onde os alunos puderam colocar questões/dúvidas sobre a temática.

Sem comentários: