terça-feira, 31 de março de 2015

A Biblia, o grande código da cultura ocidental




No Ano da Bíblia, nada melhor do que esta conferência, para nos ajudar a compreender a importância da Sagrada Escritura na Europa e no Mundo.
"Não é possível compreender a cultura ocidental sem conhecer a Sagrada Escritura que a inspirou, e continua a inspirar..." Disse o conferencista, Prof. Dr. José Carlos, docente da U.C.P. do Porto, na sua palestra no auditório da Santa Casa da Misericórdia. Referiu também que a Sagrada Escritura, deu à Europa e ao Ocidente uma cultura, uma memória e um futuro. Oferecendo uma mundividência orgânica, onde Deus e o homem têm lugar. "A Bíblia plasmou a cultura ocidental. Conseguirá continuar a fazê-lo?" Foi a interrogação final à qual se seguiu um debate interessante.

1 comentário:

Flor M disse...

Boa tarde.

Deve ter sido bastante gratificante......

Obrigada pela Partilha...

Devido ao tema ser de maior e extrema grandeza, suscitou em mim alguma pesquiza de forma a que deixo para complementar três breves citações, :DISCURSO DO PAPA BENTO XVI Paris Sexta-feira 12 de Setembro de 2008



“ Consequentemente, a procura de Deus requer por exigência intrínseca, uma cultura da palavra ou, como se exprime Jean Leclercq: no monaquismo ocidental, escatologia e gramática estão intimamente conexas uma com a outra (cf. L'amour des lettres et le désir de Dieu, p. 14). O desejo de Deus, le désir de Dieu, inclui l'amour des lettres, o amor pela palavra, o penetrar em todas as suas dimensões. Visto que, na Palavra bíblica, Deus caminha para nós e nós para Ele, é preciso aprender a penetrar no segredo da língua, compreendê-la na sua estrutura e no seu modo de se exprimir”

“Para ter a visão plena da cultura da palavra, que pertence à essência da procura de Deus, devemos dar outro passo. A Palavra que abre o caminho da procura de Deus, sendo ela mesma este caminho, é uma Palavra que se refere à comunidade. Por certo, ela trespassa o coração de cada indivíduo (cf. Act 2,37). Gregório Magno compara isto a uma dor repentina que atravessa a nossa alma sonolenta e nos acorda tornando-nos atentos a Deus (cf. Leclercq, ibid., p. 35). Deste modo, porém, torna-nos atentos também uns aos outros. A Palavra não leva apenas pela via individual de uma imersão mística, mas introduz na comunhão com todos os que caminham na fé. Por isso, é preciso não só reflectir sobre a Palavra, mas também lê-la de modo justo”

“Mas é preciso dar outro passo. A Palavra de Deus introduz-nos nós mesmos no colóquio com Deus. O Deus que fala na Bíblia ensina-nos como podemos falar com Ele”

Fonte:

http://w.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2008/september/documents/hf_ben-xvi_spe_20080912_parigi-cultura.html


Desejo,um bom resto de dia...Bjs