segunda-feira, 10 de março de 2014

Decálogo da serenidade do Papa João XXIII


1- Procurarei viver, pensando apenas no dia de hoje, exclusivamente neste dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida e de uma só vez.
2- Hoje, apenas hoje, procurarei ter o máximo cuidado na minha convivência; cortês nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar ou corrigir à força ninguém, senão a mim mesmo.
3-  Hoje, apenas hoje, serei feliz. Na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo, mas também já neste.
4- Hoje, apenas hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que sejam todas as circunstâncias a adaptarem-se aos meus desejos.
5-  Hoje, apenas hoje, dedicarei 10 minutos do meu tempo a uma boa leitura, recordando que assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura é necessária para a vida da alma.
6-  Hoje, apenas hoje, farei uma boa ação, e não direi a ninguém.
7-  Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custe fazer, e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
8- Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado, talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos escrevê-lo-ei, e fugirei de dois males: a pressa e a indecisão.
9- Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente, embora as circunstâncias mostrem ao contrário, que a Providência de Deus se ocupa de mim, como se não existisse mais ninguém no mundo.
10- Hoje, apenas hoje, não terei nenhum temor, de modo especial não terei medo de gozar o que é belo, e de crer na bondade.
                                                                                                                                                                    Papa João XXIII



1 comentário:

Transmontana disse...

SÓ POR HOJE...

Só por hoje...

Que reine entre nós mais humildade
Que se passeie pelas ruas sem temor
Que se plante e cultive uma amizade
Que no lugar da pedra se atire uma flor

Só por hoje...

Que se ame a criança e sua inocência
Que a irmã árvore não seja derrubada
Que a mulher não sofra tanta violência
Que a falsidade de nós seja afastada

Só por hoje...

Que se preserve a natureza de verdade
Que os animais não sejam maltratados
Que os pássaros vivam com liberdade
Que a justiça seja igual para todos

Só por hoje...

Que se tenha mais responsabilidade
Que o diferente não seja discriminado
Que em tudo prevaleça só a verdade
Que a intolerância é coisa do passado

Só por hoje...

Que os hospitais tenham leitos para todos
Que os políticos trabalhem com honestidade
Que os traficantes tenham sido exterminados
Que Deus torne minha esperança em realidade

Só por hoje...

Carol Carolina