segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Arte de viver


"Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência... sempre."
Hermann Hesse

1 comentário:

Transmontana disse...

Protagonizar as mudanças na sociedade e ser cristãos autênticos é o chamado para os jovens. É necessário ainda, segundo o Papa Francisco, cada um ser construtor de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor. Mais de três milhões de jovens participaram do evento.

"Não deixem que outros sejam os protagonistas da mudança. Vocês são os protagonistas do futuro", disse o Santo Padre durante a vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), neste sábado, 27.

“Estou certo de que vocês não querem viver a ilusão de uma liberdade que se deixa arrastrar pela moda e pelas conveniências do momento. Sei que vocês apontam para o alto, para decisões definitivas que dão pleno sentido à vida”.

O verdadeiro Campo da Fé precisam ser os jovens, de acordo com o Papa. “Tivemos que cancelar, por causa do mal tempo, a realização desta vigília no Campus Fidei, em Guaratiba. Não estaria o Senhor querendo nos dizer que o verdadeiro campo da fé, o verdadeiro Campus Fidei, não é um lugar geográfico, mas sim nós mesmos?”, questionou.

Para ser um “campo da fé”, de acordo com o Santo Padre, é preciso aceitar a palavra de Cristo, deixar que ela entre em sua vida e permitir que ela germine e cresça. Oração, vivência dos sacramentos e auxílio aos demais são passos que configuram os jovens à presença de Cristo.

Papa Francisco utilizou a parábola do Semeador para levar os jovens a refletirem sobre sua própria vida. Que tipo de terreno queremos ser? Cada um responda em seu coração: tenho valor ou sou covarde?", motivou.

O papel de cada um é importante para a construção da Igreja. "Cada um é importante e cada um é um pedacinho da Igreja", disse. Jesus nos pede para que o sigamos com a vida inteira. "Jesus nos pede que o sigamos a vida inteira, pede que sejamos seus discípulos”.

Net