sábado, 8 de setembro de 2012

NATIVIDADE DA VIRGEM SANTA MARIA



A vinda do Filho de Deus à terra, foi preparada, pouco a pouco, ao longo dos séculos, através de pessoas e acontecimentos. Entre as pessoas escolhidas por Deus para colaborarem no Seu projecto de salvação, houve uma, à qual foi confiada uma missão única: Maria, chamada a ser a Mãe do Salvador e cumulada, por isso, de todas as graças necessárias ao cumprimento dessa missão.
O nascimento de Maria foi, portanto, motivo de esperança para o mundo inteiro: anunciava já o de Jesus. Era a autora da salvação a despontar; «Ela vem ao mundo e com Ela o mundo é renovado. Ela nasce e a Igreja reveste-se da sua beleza». (Liturgia bizantina).Felicitando a Mãe do Salvador, no dia do Seu aniversário natalício, peçamos a graça de à Sua semelhança, colaborarmos, generosamente, na salvação do mundo.

                                                                                Secretariado Nacional de Liturgia

3 comentários:

flor m disse...

Olá...
Linda a imagem...

Hoje é um dia muito especial..Felicitando também eu Nossa Senhora ...... Querida Mãe Quando tiveres uma lágrima de tristeza, parte-a ao meio Dá-me metade e chorarei Contigo. Quando eu tiver um sorriso dou-to inteiro para Te ver feliz...

Maria pôs-se a caminho de uma cidade da Judeia, para se encontrar com a sua Prima Isabel, que ia ser mãe..Ficou a ser vila durante três messes e depois regressou a casa, em Nazaré.
Maria pose a caminho de uma cidade chamada Belém, a cidade de David, quando ali se encontrava, deu a Luz Um Menino que envolveu em panos e recostou numa manjedoura..
Maria pós-se a caminho da cidade Santa de Jerusalém para apresentar o menino Jesus no Templo. Foi recebida por Simeão que exultou de alegria por ver a Luz das nações antes de morrer.
Maria pós-se a caminho do Egipto, levando o Menino por que José foi avisado num sonho que deveria partir para escapar da fúria de Herodes. Passando algum tempo em Nazaré....

Tantos caminhos percorreu Nossa Senhora e não foram fáceis....mas o Amor sempre falou mais alto... sejamos nós capazes de percorrer os caminhos da nossa caminhada fazendo-os a semelhança dos de Nossa Senhora e a graça de á Sua semelhança, colaborarmos, generosamente, na salvação do mundo.....


Um dia feliz..:)

Transmontana disse...

Festa da Natividade de Nossa Senhora

A Natividade de Nossa Senhora é celebrada pelos cristãos do Oriente desde o início do cristianismo. Já no Ocidente, ela passou a constar do calendário litúrgico a partir do século VII. Neste ano, será celebrada no dia 08 de setembro.

Celebrar a natividade de Maria é, em um sentido bastante humano, celebrar a festa de seu aniversário. E como gostamos de celebrar o aniversário daqueles que nos são queridos!... Maria nasceu de uma forma humana como cada um de nós: fruto do amor entre um homem e uma mulher, viveu em família e como toda jovem de seu tempo, um dia sonhou em casar-se e constituir sua própria família.

Uma vida normal, que talvez seguisse anónima se não fosse a sua aceitação total à vontade de Seu Senhor. Maria, escolhida por Deus para ser mãe de seu Filho que encarnaria para a salvação da humanidade, recebe esta escolha, não sem antes questionar – o questionamento próprio da natureza humana – mas profundamente aberta ao caminho que o Pai passava a lhe mostrar.

Por isso tudo, celebrar a natividade de Nossa Senhora é celebrar um marco fundamental da história da salvação. Peça fundamental nessa história, Maria é a intercessão que ligará a Trindade à humanidade. Através de seu corpo, por Deus preparado livre do pecado, Jesus vem ao mundo e nele realiza seu mistério salvífico.

Que a Festa da Natividade nos faça relembrar essa história tão especial, com os olhos agradecidos diante daquela que soube dizer sim e, através disso, tornar-se mãe não somente de Jesus, mas de toda a humanidade.

Uma oração pelo nascimento de Maria:
Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa graça; e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa de seu nascimento aumente em nós a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.




Ana Fidalgo disse...

Igreja celebra Natividade de Nossa Senhora

Precisamente nove meses depois de comemorar a Imaculada Conceição da Virgem, a Igreja celebra hoje a festividade do seu Nascimento.

Assim se exprimiu o Padre António Vieira sobre essa celebração:

"Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria?
Vede o para que nasceu. Nasceu para que d’Ela nascesse Deus. (...)
Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina,
dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde;
perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios;
perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo;
perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação;
perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres;
perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança.

Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz;
os discordes, para Senhora da Paz;
os desencaminhados, para Senhora da Guia;
os cativos, para Senhora do Livramento;
os cercados, para Senhora da Vitória.

Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho;
os navegantes, para Senhora da Boa Viagem;
os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso;
os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte;
os pecadores todos, para Senhora da Graça;
e todos os seus devotos, para Senhora da Glória.

E se todas estas vozes se unirem em uma só voz,
dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus"
( do Sermão do Nascimento da Mãe de Deus).