quinta-feira, 25 de março de 2010

Para reflectir

"Na Infância as escolas ainda não tinham fechado. Ensinavam-nos coisas inúteis como as regras da sintaxe e da ortografia, coisas traumáticas como sujeitos, predicados e complementos directos, coisas imbecis como verbos e tabuadas. Tinham a infeliz ideia de nos ensinar a pensar e a surpreendente mania de acreditar que isso era bom. Não batíamos na professora, levávamos-lhe flores." Rosa Lobato Faria


Dá para pensar...

3 comentários:

Transmontana disse...

Dá, mesmo,para pensar...
Como tudo mudou!...
Anita

ANA RITA disse...

É PENA ESTA BELA ESCRITORA JÁ TER MORRIDO!
E REALMENTE DÁ PARA PENSAR...!

Anónimo disse...

Com a estúpida e absurda carga horária que temos hoje (e cada vez mais cedo, já para não falar nas muitas horas extra a estudar, a fazer trabalhos, a dar cabo dos neuronios que nos restam, e outras tarefas "traumaticas"...) até eu que sou pacifica as vezes sinto vontade de bater em alguns professores, mas não,não o faço e também lhes ofereço flores.

NÃO, não é uma metafora, ofereço mesmo.


Detesto o raio da mania que as pessoas têm de julgar o todo pela parte. A violência nas escolas sempre existiu, não é de agora, tem é mais visibilidade nos media, e os que a praticam (pelo menos contra professores são uma minoria).

Além disso as pessoas esquecem-se facilmente das coisas e a verdade é que no tempo dos meus pais eram os professores quem batia nos alunos com piores resultados (e não era pouco) sem que ninguem os repreendesse por isso, ano apos ano...

Como tudo mudou... os professores já nem sequer batem nos alunos, vejam lá.

Criem-se as regras necessarias para combater o problema, criem-se castigos, campanhas de sensibilização, implamtem-se regras mas não me venham dizer que antigamente era melhor. - Porque adultos a bater em crianças faz, sem dúvida mais sentido.

Pensem de mim o que quiserem, mas eu digo o que sinto.


Luz.