sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – 17 de outubro


Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon pede para que mundo escute apelos dos marginalizados e destaca que, apesar dos avanços, 1,2 bilhão de pessoas ainda vivem na extrema pobreza. 
“Se quisermos que o futuro que queremos seja para todos, temos de ouvir e prestar atenção aos apelos dos marginalizados“, disse Ban em sua mensagem para o Dia Internacional que tem sido marcado na sede da ONU desde 1993 e em todo o mundo desde 1987. A comemoração deste ano reconhece as pessoas que vivem na pobreza como parceiros fundamentais para enfrentar os desafios de desenvolvimento em todo o mundo, tendo como tema: “Trabalhando juntos para um mundo sem discriminação: Com base na experiência e conhecimento das pessoas em situação de extrema pobreza”.

Ban afirma que a comunidade internacional atualmente busca dois objetivos: intensificar os esforços para concretizar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e formular o próximo conjunto de metas para orientar os nossos esforços após o prazo dos ODM de 2015. Para o secretário-geral, a Agenda Pós-2015 “tem que colocar a erradicação da pobreza como sua maior prioridade e o desenvolvimento sustentável na sua essência. Porque a única maneira de tornar a erradicação da pobreza irreversível é colocando o mundo no caminho do desenvolvimento sustentável”.


Sem comentários: