A roda menos oleada é a que mais chia e o que tem menos paciência é o que mais se queixa. S. Francisco de Sales.
sábado, 31 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Viver
O rabino Elimelekh havia feito uma bela pregação, e agora voltava para sua terra natal.
Para homenageá-lo e mostrar gratidão, os fiéis resolveram seguir a carruagem de Elimelekh até que ela saísse da cidade.
Em dado momento, o rabino parou a carruagem, pediu que o cocheiro seguisse adiante sem ele, e passou a acompanhar o povo.
“Belo exemplo de humildade”, disse um dos homens ao seu lado.
“Não existe qualquer humildade no meu gesto, mas um pouco de inteligência”, respondeu Elimelekh. “Vocês aqui fora estão fazendo exercício, cantando, bebendo vinho, confraternizando uns com os outros, arranjando novos amigos, tudo por causa de um velho rabino que veio falar sobre a arte da vida. Então, deixemos minhas teorias seguirem naquela carruagem, porque eu quero participar da acção”.Paulo Coelho
Para homenageá-lo e mostrar gratidão, os fiéis resolveram seguir a carruagem de Elimelekh até que ela saísse da cidade.
Em dado momento, o rabino parou a carruagem, pediu que o cocheiro seguisse adiante sem ele, e passou a acompanhar o povo.
“Belo exemplo de humildade”, disse um dos homens ao seu lado.
“Não existe qualquer humildade no meu gesto, mas um pouco de inteligência”, respondeu Elimelekh. “Vocês aqui fora estão fazendo exercício, cantando, bebendo vinho, confraternizando uns com os outros, arranjando novos amigos, tudo por causa de um velho rabino que veio falar sobre a arte da vida. Então, deixemos minhas teorias seguirem naquela carruagem, porque eu quero participar da acção”.Paulo Coelho
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Onde Te encontrar
Senhor, se nao estás aquí, onde te posso encontrar?
Se estás escondido, como descubro a tua presença?
É certo que moras numa claridade inacessível.
Mas, onde posso encontraressa inacessível claridade?
Quem me levará até ali para que te possa ver?
E logo, com que sinais te posso encontrar?
Nunca te vi, Senhor, Deus meu; não conheço a tua cara…
Ensina-me a encontrar-te e mostra-te a quem te procura porque nao posso ir à tua procura a menos que tu me ensines, e nao posso encontrar-te se tu não te mostrares.
Desejando te encontrarei, encontrar-te-ei desejando, amando te encontrarei, e encontrando-te, amarei.
Santo Anselmo
terça-feira, 27 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Pensamento diário
domingo, 25 de outubro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Pensamento diário
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Cume
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Como é importante dizer...
"Costumam revelar a amizade, o amor, àqueles que amam ou de quem são verdadeiros amigos? "Ah, eles sabem, sentem-o claramente!" - é um argumento habitual. Mas na verdade todos anseiam essa revelação, esse "conta com a minha amizade" ou "é a ti que eu amo", ouvi-lo vezes sem conta ao longo da vida, mesmo que se saiba que assim é.Repetir esse voto é também a sua renovação. E a amizade, o amor, querem-se sempre renovados, nunca estagnados. Repetir essa afirmação é bom para o outro, é bom para nós. Que sentido tem a vida se não tivermos a quem o dizer? E se não ouvirmos de alguém esse "preciso de ti"?
A amizade e o amor são um contínuo dar a vida ao outro, e recebê-la dele."(JRF)
A amizade e o amor são um contínuo dar a vida ao outro, e recebê-la dele."(JRF)
domingo, 18 de outubro de 2009
No meio a virtude
O monge Lucas, acompanhado de um discípulo, atravessava uma aldeia. Um velho perguntou ao asceta:
— Santo homem, como me aproximo de Deus?
— Divirta-se. Louve o Criador com sua alegria - foi a resposta.
Os dois continuaram a caminhar. Neste momento, um jovem aproximou-se.
— O que faço para me aproximar de Deus?
— Não se divirta tanto - disse Lucas.
Quando o jovem partiu, o discípulo comentou:
— Parece que o senhor não sabe direito se devemos ou não devemos divertir-nos.
— A busca espiritual é uma ponte sem corrimão atravessando um abismo – respondeu Lucas. — Se alguém está muito perto do lado direito, eu digo ‘para a esquerda!’ Se aproximam-se do lado esquerdo, eu digo ‘para a direita!’. Os extremos afastam-nos do caminho.
— Santo homem, como me aproximo de Deus?
— Divirta-se. Louve o Criador com sua alegria - foi a resposta.
Os dois continuaram a caminhar. Neste momento, um jovem aproximou-se.
— O que faço para me aproximar de Deus?
— Não se divirta tanto - disse Lucas.
Quando o jovem partiu, o discípulo comentou:
— Parece que o senhor não sabe direito se devemos ou não devemos divertir-nos.
— A busca espiritual é uma ponte sem corrimão atravessando um abismo – respondeu Lucas. — Se alguém está muito perto do lado direito, eu digo ‘para a esquerda!’ Se aproximam-se do lado esquerdo, eu digo ‘para a direita!’. Os extremos afastam-nos do caminho.
sábado, 17 de outubro de 2009
Dados que fazem pensar
A pobreza, em Portugal, é um problema social grave e o seu não reconhecimento tem-se revelado, ultimamente, um dos maiores entraves à sua erradicação.
Mas o facto é que
- 1 em cada 5 portugueses vive no limiar da pobreza (21% da população total)
- 12.4% da população activa (5531.6) ganha o salário mínimo nacional (374,7€)*
- 7,2 % da população activa está desempregada; em 2003, mais de 5000 trabalhadores tiveram o seu trabalho reduzido ou suspenso;*
- 26,3% dos reformados recebe menos de 200€/mês de reforma*
- 147 332 recebem o Rendimento Social de Inclusão (151,84€)*
- 79,4% da população activa não terminou o ensino secundário*
- 45,5% da população, em idade escolar, abandona de forma precoce a escola*
Taxa de Analfabetismo, em 2001, era 9,0% da população*
- 300 mil famílias (8% da população) viviam, em 2001, em habitações sem condições mínimas
Em relação aos dados de 1999 e 2000, há um agravamento de 20 a 25% da situação de pessoas sem-abrigo*
A taxa de Analfabetismo, em 2001, era de 11,5% para as mulheres e de 6,3% para os homens*
Os homens ganham mais 9% do que as mulheres*
A taxa de Desemprego, em 2002, era de 55,2% para o género feminino*
Em 2004, 240 730 mil eram famílias monoparentais femininas, num universo total de 275 826 mil*
Em 2003, 69% da população dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, seram mulheres*
Por outro lado
- As 100 maiores fortunas portuguesas representam 17% do Produto Interno Bruto Nacional – 22.4 mil milhões de euros
- O país tem a pior distribuição de riqueza no seio da União Europeia com os 20% mais ricos a controlar 45.9 por cento da rendimento nacional
- 10 800 pessoas têm rendimentos de cerca de 816 mil euros anuais*
Em 2001, a Segurança Social gastou com cada português apenas 56,9% do que habitualmente gastam os outros países da União Europeia*
Mas o facto é que
- 1 em cada 5 portugueses vive no limiar da pobreza (21% da população total)
- 12.4% da população activa (5531.6) ganha o salário mínimo nacional (374,7€)*
- 7,2 % da população activa está desempregada; em 2003, mais de 5000 trabalhadores tiveram o seu trabalho reduzido ou suspenso;*
- 26,3% dos reformados recebe menos de 200€/mês de reforma*
- 147 332 recebem o Rendimento Social de Inclusão (151,84€)*
- 79,4% da população activa não terminou o ensino secundário*
- 45,5% da população, em idade escolar, abandona de forma precoce a escola*
Taxa de Analfabetismo, em 2001, era 9,0% da população*
- 300 mil famílias (8% da população) viviam, em 2001, em habitações sem condições mínimas
Em relação aos dados de 1999 e 2000, há um agravamento de 20 a 25% da situação de pessoas sem-abrigo*
A taxa de Analfabetismo, em 2001, era de 11,5% para as mulheres e de 6,3% para os homens*
Os homens ganham mais 9% do que as mulheres*
A taxa de Desemprego, em 2002, era de 55,2% para o género feminino*
Em 2004, 240 730 mil eram famílias monoparentais femininas, num universo total de 275 826 mil*
Em 2003, 69% da população dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, seram mulheres*
Por outro lado
- As 100 maiores fortunas portuguesas representam 17% do Produto Interno Bruto Nacional – 22.4 mil milhões de euros
- O país tem a pior distribuição de riqueza no seio da União Europeia com os 20% mais ricos a controlar 45.9 por cento da rendimento nacional
- 10 800 pessoas têm rendimentos de cerca de 816 mil euros anuais*
Em 2001, a Segurança Social gastou com cada português apenas 56,9% do que habitualmente gastam os outros países da União Europeia*
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Subir ao alto...
Quando subimos ao alto de uma montanha podemos ver o vale, a cidade, as outras montanhas, as rochas e as nuvens.
O Senhor costumava mandar seus profetas subir as montanhas, para conversar com Ele.
Quando estamos no alto, somos capazes de ver tudo pequeno.
Do alto da montanha, vemos como o mundo é grande, e os horizontes são largos.
Nossas glórias e nossas tristezas deixam de ser importantes.
O Senhor costumava mandar seus profetas subir as montanhas, para conversar com Ele.
Quando estamos no alto, somos capazes de ver tudo pequeno.
Do alto da montanha, vemos como o mundo é grande, e os horizontes são largos.
Nossas glórias e nossas tristezas deixam de ser importantes.
Aquilo que conquistamos ou que perdemos fica lá embaixo.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Só alguém
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Para os que sabem tudo
Para: José Sócrates, Maria de Lurdes Rodrigues, Albino Almeida
Peço-lhes a melhor atenção para este livro "Crianças Ocupadas. Como algumas opções erradas estão a prejudicar os nossos filhos" , da a investigadora Maria José Araújo. Leiam, releiam e tirem conclusões.Segundo a investigadora, as crianças entre os seis e os 12 anos «trabalham hoje para e na escola, no seu ofício de alunas, cerca de oito a nove horas diárias, ou seja, cerca de 40 a 45 horas semanais».«A intenção deste livro é criar um debate público sobre a questão da ocupação das crianças e, de alguma maneira, alertar para o direito das crianças», disse à agência Lusa a investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto.A desenvolver um trabalho de investigação sobre questões levantadas pelo conceito de Escola a Tempo Inteiro e as Actividades de Enriquecimento Curricular, a autora considera que «as crianças estão muito ocupadas, têm muitos trabalhos e actividades para fazer todos os dias» ficando sem tempo para brincar.«Essas actividades podiam ser brincar, mas são sempre em função da escola», sublinha, acrescentando que «os pais têm uma preocupação muito excessiva em relação ao tempo escolar».A investigadora ressalva que escola a tempo inteiro é uma medida óptima, mas as crianças deviam fazer as actividades que elas pudessem escolher.«A grande questão não é só a quantidade de actividades que fazem, mas o facto da metodologia prevalecente nessas actividades ser sempre orientadas pelos adultos e elas nunca poderem escolher. São aulas atrás das aulas», sustenta.Para Maria José Araújo, é preciso «repensar o modelo da escola». «Este modelo não pode continuar porque as crianças não aguentam», realçou. No livro, a autora, que trabalha há 19 anos com crianças, tenta responder às seguintes perguntas: «Fará sentido que, na sociedade contemporânea, as crianças trabalhem mais do que as 40 horas que achamos razoáveis para os adultos? Fará sentido prolongar de tal modo as suas ocupações que não lhes deixamos tempo para brincar e descansar? Será que temos o direito de ocupar e condicionar o tempo livre das crianças depois de um dia de Escola?».«A angústia dos pais para que as crianças trabalhem muito para ser alguém, como se as crianças não fossem já hoje alguém, pode comprometer tanto o seu presente como o seu futuro», sublinha. In Sol
Peço-lhes a melhor atenção para este livro "Crianças Ocupadas. Como algumas opções erradas estão a prejudicar os nossos filhos" , da a investigadora Maria José Araújo. Leiam, releiam e tirem conclusões.Segundo a investigadora, as crianças entre os seis e os 12 anos «trabalham hoje para e na escola, no seu ofício de alunas, cerca de oito a nove horas diárias, ou seja, cerca de 40 a 45 horas semanais».«A intenção deste livro é criar um debate público sobre a questão da ocupação das crianças e, de alguma maneira, alertar para o direito das crianças», disse à agência Lusa a investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto.A desenvolver um trabalho de investigação sobre questões levantadas pelo conceito de Escola a Tempo Inteiro e as Actividades de Enriquecimento Curricular, a autora considera que «as crianças estão muito ocupadas, têm muitos trabalhos e actividades para fazer todos os dias» ficando sem tempo para brincar.«Essas actividades podiam ser brincar, mas são sempre em função da escola», sublinha, acrescentando que «os pais têm uma preocupação muito excessiva em relação ao tempo escolar».A investigadora ressalva que escola a tempo inteiro é uma medida óptima, mas as crianças deviam fazer as actividades que elas pudessem escolher.«A grande questão não é só a quantidade de actividades que fazem, mas o facto da metodologia prevalecente nessas actividades ser sempre orientadas pelos adultos e elas nunca poderem escolher. São aulas atrás das aulas», sustenta.Para Maria José Araújo, é preciso «repensar o modelo da escola». «Este modelo não pode continuar porque as crianças não aguentam», realçou. No livro, a autora, que trabalha há 19 anos com crianças, tenta responder às seguintes perguntas: «Fará sentido que, na sociedade contemporânea, as crianças trabalhem mais do que as 40 horas que achamos razoáveis para os adultos? Fará sentido prolongar de tal modo as suas ocupações que não lhes deixamos tempo para brincar e descansar? Será que temos o direito de ocupar e condicionar o tempo livre das crianças depois de um dia de Escola?».«A angústia dos pais para que as crianças trabalhem muito para ser alguém, como se as crianças não fossem já hoje alguém, pode comprometer tanto o seu presente como o seu futuro», sublinha. In Sol
domingo, 11 de outubro de 2009
sábado, 10 de outubro de 2009
Deus e o barro do qual emerge o Homem 2
Barro com coração é a pessoa que se esforça por amar de modo cada vez mais pleno e gratuito.
Barro com coração é aquela pessoa de quem nos lembramos em primeiro lugar nos momentos de dificuldade ou sofrimento.
Barro com coração é a pessoa que não gosta de magoar os outros, mas não deixa de dizer a verdade pelo simples facto de que o outro pode não gostar.
Barro com coração é a mãe que cuida dos seus filhos com uma ternura e cuidados dignos da maior admiração.É também o pai que faz planos, esforços e horas extraordinárias para que a sua família tenha o pão de cada dia.
Barro com coração é o casal que acolheu uma criança em situação de risco. É também aquele homem que, por ser honesto e fiel à sua consciência foi perseguido e despedido do emprego.
Barro com coração são os homens e as mulheres que vão gastando a vida pela defesa e libertação dos que não têm voz nem sabem defender-se.
Barro com coração são os jovens que tomam o amor a sério, não traindo os amigos e procuram ser fiéis aos projectos ou alianças amorosas.
Barro com coração são as pessoas que deixam sempre mais ricas os que se cruzam consigo na vida.
É Agora o Tempo de moldar o Barro. É agora a nossa grande oportunidade.
Barro com coração é aquela pessoa de quem nos lembramos em primeiro lugar nos momentos de dificuldade ou sofrimento.
Barro com coração é a pessoa que não gosta de magoar os outros, mas não deixa de dizer a verdade pelo simples facto de que o outro pode não gostar.
Barro com coração é a mãe que cuida dos seus filhos com uma ternura e cuidados dignos da maior admiração.É também o pai que faz planos, esforços e horas extraordinárias para que a sua família tenha o pão de cada dia.
Barro com coração é o casal que acolheu uma criança em situação de risco. É também aquele homem que, por ser honesto e fiel à sua consciência foi perseguido e despedido do emprego.
Barro com coração são os homens e as mulheres que vão gastando a vida pela defesa e libertação dos que não têm voz nem sabem defender-se.
Barro com coração são os jovens que tomam o amor a sério, não traindo os amigos e procuram ser fiéis aos projectos ou alianças amorosas.
Barro com coração são as pessoas que deixam sempre mais ricas os que se cruzam consigo na vida.
É Agora o Tempo de moldar o Barro. É agora a nossa grande oportunidade.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Deus e o barro do qual emerge o Homem
Com seu jeito maternal de amar,
o Espírito Santo faz que o barro primordial se torne barro com coração.
Barro com coração é pessoa que se afadiga para que o outro possa
crescer como pessoa feliz.
Barro com coração é a pessoa que procura aceitar o outro como ele é, apesar de, por vezes, isso não ser fácil.
Barro com coração é a pessoa capaz de se alegrar com o sucesso dos outros.
Barro com coração é a pessoa que não está sempre a exigir disponibilidade da parte dos outros, mas que procura estar disponível para ajudar os que precisam de si.
Barro com coração é a pessoa que ao aconselhar alguém, procura comunicar sempre o melhor da sua experiência e do seu saber.
Barro com coração é a pessoa cujo modo de amar é de tal modo discreto que o outro, ao ser ajudado, nem se apercebe do sacrifício que está a ser feito.
Barro com coração é a pessoa que não se afasta do outro, só porque este acaba de ter um fracasso na vida.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Imagens de Deus
7. O Deus Principezinho. Algumas pessoas associam Deus ao lado adolescente da vida: às emoções fortes, à poesia, à intimidade, à música, ao “pôr-do-sol”... É um Deus que só está presente nos “momentos mágicos”. De facto, há momentos “mágicos” e poéticos na vida de quem tem fé. Mas também há momentos duros. E Deus continua a estar lá… O mesmo Deus que criou o pôr-do-sol também deu a Sua vida por nós numa cruz. Deus revela-se na poesia mas também está presente nos momentos duros, inspirando-nos fidelidade e capacidade de superação de nós mesmos.
… é assim o Deus que Jesus revelou e tratava por “Pai”.
Autor: P. Nuno Tovar de Lemos sj
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Oração da Paz
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
S.Francisco de Assis
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
S.Francisco de Assis
terça-feira, 6 de outubro de 2009
A minha parte...
Um imenso incêndio arrasa a floresta.
Enlouquecidos, os animais fogem cada qual para seu lado.
Só um colibri, sem descanso, vai e vem continuamente do rio até ao braseiro fumegante, com uma gota de água no bico, que deposita sobre o fogo.
Um tucano de bico enorme interpela-o:
"Enlouqueceste, colibri, bem vês que o que fazes não adianta nada".
"Sim, eu sei", responde o colibri, "mas estou a fazer a parte que me compete".
Enlouquecidos, os animais fogem cada qual para seu lado.
Só um colibri, sem descanso, vai e vem continuamente do rio até ao braseiro fumegante, com uma gota de água no bico, que deposita sobre o fogo.
Um tucano de bico enorme interpela-o:
"Enlouqueceste, colibri, bem vês que o que fazes não adianta nada".
"Sim, eu sei", responde o colibri, "mas estou a fazer a parte que me compete".
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Dar-te-ei a a mão...
Dar-te-ei a mão no silêncio,
na escuridão da noite,
quando não tiveres outra para apertar.
Estender-te-ei os meus braços para um abraço,
no frio de um inverno solitário,
na ausência de uma meiga voz em teu ouvido,
ou quando o teu corpo se sentir vazio.
Beijar-te-ei na face,na angústia de uma cinzenta madrugada,
Quando dos teus olhos se rasgar uma brilhante estrada.
Quando menos esperares eu chegarei a ti!
Luisa Azevedo
domingo, 4 de outubro de 2009
Vagabundos de Cristo
Na Primavera de 1209 S. Francisco com 11 companheiros vai a Roma dizer ao Papa Inocêncio III que querem viver o Evangelho de Cristo, e mostrar ao mundo que Cristo não pregou nenhum absurdo.
Homem silencioso, Profeta da esperança. Apontou-nos os caminhos do céu vivendo e convivendo com a miséria deste mundo.
"O Senhor te dê a paz"
sábado, 3 de outubro de 2009
20 dicas para o sucesso
01- Tenha um aperto de mão firme;
02 - Olhe as pessoas nos olhos;
03 - Gaste menos do que ganha;
04 - Saiba perdoar a si e aos outros;
05 - Trate os outros como gostaria de ser tratado;
06 - Faça novos amigos;
07 - Saiba guardar segredos;
08 - Não adie uma alegria;
09 - Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados;
10 - Sorria;
11 - Aceite sempre uma mão estendida;
12 - Pague suas contas em dia;
13 - Não reze apenas para pedir coisas. Reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem;
14 - Dê as pessoas uma segunda oportunidade;
15 - Não tome nenhuma decisão quando estiver cansado ou nervoso;
16 - Respeite os seres vivos, principalmente os indefesos;
17 - Dê o melhor de si no seu trabalho;
18 - Seja humilde, especialmente nas vitórias;
19 - Jamais prive uma pessoa de esperança, pode ser que ela só tenha isso;
20 - Ame a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo.
02 - Olhe as pessoas nos olhos;
03 - Gaste menos do que ganha;
04 - Saiba perdoar a si e aos outros;
05 - Trate os outros como gostaria de ser tratado;
06 - Faça novos amigos;
07 - Saiba guardar segredos;
08 - Não adie uma alegria;
09 - Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados;
10 - Sorria;
11 - Aceite sempre uma mão estendida;
12 - Pague suas contas em dia;
13 - Não reze apenas para pedir coisas. Reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem;
14 - Dê as pessoas uma segunda oportunidade;
15 - Não tome nenhuma decisão quando estiver cansado ou nervoso;
16 - Respeite os seres vivos, principalmente os indefesos;
17 - Dê o melhor de si no seu trabalho;
18 - Seja humilde, especialmente nas vitórias;
19 - Jamais prive uma pessoa de esperança, pode ser que ela só tenha isso;
20 - Ame a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Imagens de Deus
6. O Deus relojoeiro. Algumas pessoas pensam que – há muito, muito tempo - Deus criou o mundo e depois ficou simplesmente a observar. Como um relojoeiro depois de ter acabado de fabricar um relógio ao qual já deu corda… De facto o mundo tem a sua autonomia mas Deus não Se limita a observar: está sempre presente e activo, encontrando mil e uma maneiras discretas de nos bater à porta para intervir na nossa vida. Ou seja: continua a criar-nos (tal como um pai anda a criar um filho) falando-nos e dando-nos continuamente oportunidades e meios de crescimento.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
De passagem...
Um executivo da NY Telephone teve um curioso encontro - e que mudou muito sua maneira de pensar. Acostumado a viajar pelo mundo inteiro, chegou certa tarde ao Cairo, e resolveu encontrar-se com um famoso rabino que vivia por lá.
O rabino recebeu-o da melhor maneira possível, e passaram a tarde inteira conversando sobre os desígnios de Deus. Pouco antes de despedir-se, o executivo comentou com o rabino que ficara muito impressionado com a simplicidade da sua casa; apenas uma mesa com duas cadeiras, e uma cama.
“E o que você tem aqui?”, perguntou o rabino.
“Tenho apenas uma mala, mas – afinal de contas, estou aqui de passagem”, respondeu o executivo.
“Eu também”, disse o rabino. “Eu também estou aqui de passagem”.
O rabino recebeu-o da melhor maneira possível, e passaram a tarde inteira conversando sobre os desígnios de Deus. Pouco antes de despedir-se, o executivo comentou com o rabino que ficara muito impressionado com a simplicidade da sua casa; apenas uma mesa com duas cadeiras, e uma cama.
“E o que você tem aqui?”, perguntou o rabino.
“Tenho apenas uma mala, mas – afinal de contas, estou aqui de passagem”, respondeu o executivo.
“Eu também”, disse o rabino. “Eu também estou aqui de passagem”.
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