Nesta altura do ano tornou-se moda Fazer o Balanço do ano…
Eu acho que devíamos aprender era a Tomar Balanço para o ano que vem, porque a vida nunca se muda olhando para trás. Ler a própria história, discernir as consequências das opções tomadas e perguntar-se da fidelidade aos compromissos assumidos é importante mas, por si só, não muda! A Vida que ainda podemos construir está “lá à frente”… Vale a pena Fazer Balanço na medida em que isso nos ajude a Tomar Balanço, porque é sempre à frente de nós próprios que está a possibilidade de ser e fazer diferente. Não estamos acabados. E o que falta de nós próprios é o que está à nossa frente! Por isso, acho que esta é uma boa altura para Tomar Balanço para o que aí vem, porque saltar um ano tem sempre sabor de renascimento… É em alturas como esta que nos damos conta de que o melhor da nossa Vida pode estar ainda por vir… Então, se quisermos, arregaçamos as mangas do Coração, Tomamos Balanço e corremos com Confiança em direcção à Vida Nova que nos vem sempre do lado do Futuro… Acredito que este impulso do Coração Humano que se chama Esperança é um dom do Espírito Santo que, no nosso íntimo, sussurra discretamente que o melhor da Vida e de nós próprios está sempre “lá à frente”… Tantos e tantas vezes se falou de um “deus” envelhecido, uma “divindade” com cheiro a naftalina, que quase íamos esquecendo que Deus é Amor, e o Amor é sempre Novo! Não se repete, não cansa nem se cansa… e entra sempre na nossa Vida pela “porta do Futuro”… Se acreditássemos em nós como Deus acredita, cairiam os “ins” de muitos im-possíveis! Foi Jesus quem o disse: “Para quem tem Fé, nada é impossível!”
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
17 Maneiras de rezar
1. Caminhar
Caminhar ao longo de todo o comprimento
numa igreja românica, bela, bastante grande
Saint Philibert de Tournus, por exemplo,ou numa igreja gótica,
Chartres, Reims, Bourgesou barroca, como Wieskirchee não pensar em nada, absolutamente nada, deixar vaguear o olhar
deixar cantar a pedra, deixar que o lugar fale,
e partir, algum tempo depois e sem nenhuma pressa.
Maurice Bellet
In Cahiers pour croire aujourd'hui, Novembro 1993)
Trad.: Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Para reflectir
domingo, 27 de dezembro de 2009
Para reflectir
O santo não é o impecável. É aquele que, com as suas fraquezas, não desiste de recomeçar, que vive as bem-aventuranças em plenitude, que realiza as obras de misericórdia, que está ao serviço dos outros, completamente entregue a Deus e ao próximo. A santidade é precisamente esta síntese de ser todo de Deus para poder ser todo para os outros.
sábado, 26 de dezembro de 2009
Para reflectir
Temos de aprender a ouvir a voz de Deus, tanto na nossa vida interior como na exterior: na vida interior pela leitura das moções do Espírito que sinto em mim, pelos toques de Deus que experimento na oração, na escuta da palavra; na vida exterior pela leitura dos acontecimentos, pelo suceder da história, pelos sinais dos tempos. É deste modo, pelo discernimento de sinais interiores e de sinais exteriores, que vou descobrindo o que Deus me quer dizer.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Natal
O acontecimento extraordinário do Natal é o ponto de chegada de um longo processo histórico e espiritual. Deus ao longo dos séculos foi preparando a humanidade para esse nascimento. Preparou primeiro um povo especial, o povo de Israel, e, a partir de Abraão, uma linhagem, uma cultura, um desejo e uma espiritualidade para acolher um Messias. Maria é fruto desse longo amadurecimento, a mulher que sabe dizer a Deus o sim de um amor sem divisão, e desse amor fecundo nasce Jesus, o nosso Salvador e Senhor.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Queres ser feliz?
Queres ser feliz? Então escuta a voz profunda que vem da pequenez da gruta. Vigia e ora. Sê humano. Sê aquilo que és. Reconhece a infinidade da tua existência e abre as mãos. Abraça, levanta, procura, dá! Rejeita a tua razão sempre soberana e quebra definitivamente as cadeias do 'eu', porque Aquele que tudo era, tudo rejeitou para verdadeiramente ser.Vive e sê! E tudo o resto virá a seguir.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Para reflectir
Um conhecido escritor disse numa entrevista que as pessoas acreditam em Deus porque têm medo da morte. Era preciso que ele explicasse a afirmação! Pois os cristãos acreditam no amor, e que Deus é amor, porque é o amor que dá sentido à vida, que organiza o caos e corrige a injustiça e a violência. Seria bom lembrar as pessoas que o orgulho e a violência é que são morte, é que matam as nossas relações e as destroem. Ora o Amor-Deus venceu e vence essa morte, essa destruição.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Para reflectir
Jesus ensinou-nos o pai-nosso para que soubéssemos comunicar, entrar em relação com Deus. Jesus não sabia rezar outra coisa, viveu continuamente a rezar o pai-nosso, a criar condições para se pôr em comunhão, para viver como Filho, para se entregar e fazer a vontade do Pai. E convida-nos a segui-Lo nessa relação pessoal com o Pai.
domingo, 20 de dezembro de 2009
Em que aposto?
Aqui falta água, vida, tudo. Será a imagem do meu ser? Espero que não. Mas receio que seja o fruto de alguns dos meus projectos. É preciso saber em que aposto, em que gasto as minhas melhores forças. No final não pode ser só terra seca, gretada. Tem de haver fruto, para ser saboreado por alguém. Sonho até com água abundante, um jardim florido, e o verde a encher-me os olhos e a alma. É preciso acreditar, acreditar, acreditar…e ainda acreditar e voltar a acreditar. Já vejo o verde da esperança na terra seca do meu quotidiano.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Para reflectir
Fé e ciência, se são verdadeiras, não se podem contradizer. Às vezes parece, mas é porque uma delas, ou as duas, está a ir para além daquilo que lhe compete. Por exemplo, a ciência fala de evolução, mas já não é científico concluir que se há evolução então não há Deus nem criação. Por outro lado a fé fala de Deus criador, mas já seria um abuso concluir que então nada evolui. Dois erros! Mas basta pensar um pouco para ver que o mais normal é que a criação seja evolutiva. Criar é mesmo dar leis e orientação à evolução.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Enfeites de Natal
Enfeites de Natal.
Os enfeites de Natal não são de Natal. Bolinhas, fitas, estrelas.
A pouco e pouco foram desaparecendo todos os sinais pessoais.
Não nasce nem nasceu ninguém. Acabou o presépio e até do Pai Natal, que ainda era alguém, ficaram as renas! Esvaziaram tudo o que era pessoal!
Razões ideológicas ou económicas?
Certamente as duas ajudam-se!
Ficam as "Boas Festas".
A quem? Porquê? Onde está o festejado?
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Entrega, de Rainer Maria Rilke
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
domingo, 13 de dezembro de 2009
sábado, 12 de dezembro de 2009
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Pensamento diário
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Este é o filme de abertura da cerimónia da Mudança Climática da Conferência em Copenhaga 2009, visto pelos participantes das várias Nações representadas, em 7 de Dezembro! Se quiserem fazer perguntas, cliquem aqui A CNN e o YouTube realizarão um debate ao vivo em Copenhague, no dia 15 de dezembro, em que os líderes e os ativistas da COP15 se reunirão para responder as perguntas mais votadas sobre a mudança climática.
Envie suas perguntas e vote nas suas favoritas até 14 de dezembro.
Envie suas perguntas e vote nas suas favoritas até 14 de dezembro.
Bom ou mau
"Ser bom, ser mau... isto talvez se resolva pela matemática, uma média aritmética. Se a matemática é infalível, isto deve dar um "mais ou menos"...Errado! Na vida não se é "mais ou menos"! Umas vezes conseguimos ser bons, outras nem por isso. Fundamental é que os dias em que chegamos ao fim com a sensação de dever cumprido, tranquilos na nossa consciência, prevaleçam sobre os menos bons... aqueles em que achamos que não fizemos o nosso melhor, ou que alguém não teve um dia bom por causa da omissão do que de bom poderíamos ter dado." postado pelo Zé Rui
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Histórias na areia
Chama-se Kseniya Simonova e venceu há pouco tempo um daqueles concursos televisivos de talentos, tipo Ídolos, na Ucrãnia. A arte dela é de uma simplicidade e de uma beleza que agarram... Sobre uma tela de vidro ela vai atirando areia e começa a escrever histórias. São oito minutos que vale a pena ver, enquanto ela vai escrevendo com as pontas dos dedos e as palmas das mãos histórias da Segunda Guerra Mundial que tanto massacrou aquelas bandas. Não admira, por isso, a reacção emocionada de muitas pessoas na plateia...
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Amar
Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui...além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar!Amar!E não amar ninguém!
Recordar?Esquecer?Indiferente!...
Prender ou desprender?É mal?É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!
Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!
E se um dia hei-de ser pó,cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...
Florbela Espanca
domingo, 6 de dezembro de 2009
Para reflectir
O que é a verdade? A verdade não é o saber tudo, mas é o ir penetrando cada vez mais a realidade. Conhecer em profundidade é desvendar as suas relações para cima e para a frente, o que implica e o que condiciona, o interior e o futuro. Penso que isto só é possível quando se tem um paradigma. E temos! Em Cristo se vê o que cresce na verdade ou é apenas virtual. Ele é o sentido último da realidade e a síntese para onde tudo converge.
sábado, 5 de dezembro de 2009
A essência do perdão
Um dos soldados de Napoleão cometeu um crime – a história não conta qual – e foi condenado à morte.
Na véspera do fuzilamento, a mãe do soldado foi implorar para que a vida de seu filho fosse poupada.
— Minha senhora, o que seu filho fez não merece clemência.
— Eu sei – disse a mãe. — Se merecesse, não seria verdadeiramente um perdão. Perdoar é a capacidade de ir além da vingança ou da justiça.
Ao ouvir estas palavras, Napoleão comutou a pena de morte em exílio.
Na véspera do fuzilamento, a mãe do soldado foi implorar para que a vida de seu filho fosse poupada.
— Minha senhora, o que seu filho fez não merece clemência.
— Eu sei – disse a mãe. — Se merecesse, não seria verdadeiramente um perdão. Perdoar é a capacidade de ir além da vingança ou da justiça.
Ao ouvir estas palavras, Napoleão comutou a pena de morte em exílio.
Paulo Coelho
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Pensamento diário
"...Fazer o bem, ajudar o próximo, são desde logo aspectos importantes, mas não são a essência da caridade. Há que escutar aos demais, compreendê-los, inclui-los no nosso afecto, reconhecê-los, romper a sua solidão e ser seus companheiros. Em resumo: amá-los. A caridade anunciada por Jesus é a participação plena na sorte dos outros. Comunhão dos espíritos, luta contra a injustiça”.
Cardeal Carlo Maria Martini na entrevista de Eugenio Scalfari, fundador do diário La Repubblica
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Livro do Mês
A Nossa Escolha, novo livro de Al Gore. O álbum, que começa onde Uma Verdade Inconveniente terminou, tem mais de 400 imagens, entre fotografias, gráficos e infografias. A Nossa Escolha “utiliza os 40 anos de experiência de Al Gore como estudioso, politico, empresário e activista, para descrever de uma forma clara e compreensiva as soluções reais para o magno problema do aquecimento global. ”Na contra capa do livro pode ler-se: “A Nossa Escolha reúne num só local as soluções mais eficazes actualmente disponíveis e que, juntas, resolverão esta crise. Pretende despolitizar o assunto, tanto quanto possível, e inspirar os leitores a passar à acção — não apenas numa base individual, mas como participantes nos processos políticos através dos quais cada país, e o mundo como um todo, faz as escolhas que agora temos de enfrentar.”
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Para reflectir
Quando se fala de criação e de Deus criador aparecem visões e opiniões contrárias, uma descendente e outra ascendente. Uma pensa que Deus, como lhe é próprio, criou um mundo bem feitinho, que depois se estragou pelos nossos pecados, e agora Ele (e nós) vai-o remendando. Outra visão diz-nos que Deus desde sempre anda a criar o universo com o seu amor, a organizá-lo, mas as resistências e os nossos pecados atrasam essa criação evolutiva, que apesar de tudo vai crescendo, mas como uma mãe que anda a criar um filho toda a vida para que ele venha cada vez mais a ser quem é.
Subscrever:
Mensagens (Atom)