domingo, 4 de agosto de 2013

Alfaiates da vida



Nós somos os alfaiates da vida. Deus nos deu um bom tecido, e todo o material de costura.
Quando criança, nossos pais costuram por nós. Nem sempre gostamos, mas – de qualquer forma – fazem com amor.
Chega um momento, porém, que cabe a nós pegar na agulha e na linha de nossas vidas. Mas não temos disposição; então vamos à loja de departamentos da Sociedade, e usamos o que podemos comprar.
Mesmo que não nos agrade, é o que tem.
Às vezes, para adaptar o prêt-à-porter de nossa existência ao nosso gosto pessoal, colocamos remendos – e fica pior.
Um dia, paramos e pensamos: “quando criança, meus pais me vestiam. Quando adulto, a sociedade me veste. Quando terei liberdade de criar minha própria roupa espiritual? ”
Então vemos a agulha, a linha, e o tecido que Deus colocou para nós.
                                                                                                                           Paulo Coelho

1 comentário:

Transmontana disse...

Na atualidade, para a maioria de nós a vida é incerta, imprevisível e muda a uma velocidade que nos deixa extasiados e inadequados à nova realidade que possamos estar ou vir a enfrentar. Velhos hábitos, velhas forma de fazer e pensar as coisas ou acerca de nós mesmos e do nosso futuro podem ser impeditivos de uma mudança positiva. Podem ser impeditivos para a construção de uma nova vida. Quando tudo muda, por vezes o mais razoável é mudarmos também. Não será um processo fácil, mas será certamente possível com dedicação e uma forte crença que a construção de uma nova forma de vida é susceptível de poder ser construída.

VOCÊ PRECISA DE UM NOVO COMEÇO?
O passado por vezes pode ser esmagador e igualmente castrador de uma tentativa de começar a estruturar uma nova forma de vida, ou pelo menos mudar algumas áreas de vida, no sentido de não voltar a cometer os mesmo erros e enveredar pelos mesmos comportamentos que fizeram que você chegasse onde chegou. Ainda que este tipo de cenário possa parecer derrotista e a avaliação da sua vida possa ser depreciativa, no reverso da medalha ela transmite uma palavra de esperança. Se foram as suas ações, pensamentos e atitudes que mais contribuíram para a situação em que se encontra neste momento, pode agora, na posse de nova informação fazer diferente. Tem agora a possibilidade de alinhar e mudar um conjunto de pensamentos, comportamentos e atitudes no sentido de construir uma nova forma de sentir, pensar e agir no mundo.

Para que esse novo começo possa ser eficaz e fazê-lo chegar a bom porto é necessário deixar de fazer autosabotagem, deve ponderar acerca das coisas que tem vindo a fazer e que na verdade não se empenhou, não se ajudou a si mesmo, ou talvez até se tenha criticado e punido duramente, sem que com isso melhorasse o quer que fosse.

Por Miguel Lucas em Desenvolvimento Pessoal