sábado, 27 de julho de 2013

Como fugir à banalidade e rotina

 
Como posso fugir à banalidade e rotina do meu quotidiano?
 
Na minha opinião, existem duas formas de fugir à banalidade e à rotina do quotidiano.
 
A primeira consiste em conservar uma certa distância, também em termos espaciais, da área do quotidiano. Posso recolher-me frequentemente no silêncio. Posso retirar-me para o lugar onde costumo meditar e fazê-lo em silêncio...
 
A segunda forma consiste, para mim, em aceitar a banalidade e a rotina do meu quotidiano, e em descobrir qualquer coisa especial precisamente naquilo que parece normal...
 
E, de repente, o vazio transforma-se em plenitude, o banal em sagrado e a rotina desabrocha para as surpresas divinas, nas quais o carácter disponível do amor divino penetra na vivência dos meus dias.
 
 
Anselm Grün
In O livro das respostas de Anselm Grün, ed. Paulinas

Sem comentários: