domingo, 11 de novembro de 2012

Domingo



A Liturgia deste domingo fala-nos da generosidade e partilha. Hoje recordamos também mais um testemunho luminoso de generosidade é São Martinho, Bispo de Tours. São Martinho é famoso, sobretudo, por um ato de caridade fraterna. Quando era ainda jovem soldado, encontrou na estrada um pobre entorpecido e trémulo de frio. Pegou no seu manto e, cortando-o em dois com a espada, deu metade àquele homem. Nessa noite apareceu-lhe Jesus em sonho, sorridente, envolvido naquele mesmo manto.


2 comentários:

Flor M disse...

Bom dia......

Partilho um pequeno resumo da vida de São Martinho...

São Martinho nasceu no ano de 316, na Sabária da Panónia (Hungria). Seu pai era oficial do Exército Romano. Aos 12 anos, contrariando a vontade dos pais, tornou-se cristão. Entretanto, o pai contrapôs-se terminantemente a essa decisão do filho, alistando-o no Exército Romano. Aconteceu, nessa época, o famoso episódio da manta de guarda imperial: ao ver um mendigo tiritando de frio, corta ao meio a sua manta e oferece-lhe uma parte. À noite sonhou e viu Jesus envolto naquele pedaço de manta, dizendo: "Martinho, ainda não baptizado, deu-me este vestuário".
Abandonou, então, o Exército e fez-se baptizar por Santo Hilário de Poitiers. Entregou-se à vida de eremíta, fundando um mosteiro em Ligugé, França, onde vivia sob a orientação de Santo Hilário. Ordenado sacerdote, foi mais tarde aclamado bispo de Tours (371). Tornou-se um grande evangelizador da França, verdadeiramente pastor, fundando mosteiros, instruindo o clero, defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo. Morreu no ano de 397.


Precisamos de corações que não estejam cheios de si próprios..... um libertar... é um amor sem limites... que permite a partilha ...a generosidade.... a caridade...bondade.......humildade...... mesmo no pouco que temos.... partilha-mos..... e a verdade é que em nada ficamos mais pobres.... mas sim uma vida com sentido de uma alegria profunda.... e que tudo isto tem de partir de um coração puro ...... verdadeiro..... como o ato de São Martinho.... e sejamos sinceros se todos fossemos capazes deste ato para com o próximo, para onde seja preciso ajuda a todos os níveis ( onde houver uma árvore para plantar planta a tu, onde houver uma tarefa que todos recusam aceita a tu, onde houver um erro corrige tu..etc...)onde houver necessidade seja do que for... o mundo seria diferente...estaria diferente..... se o coração estiver disposto a oferecer tudo o que tem ,nada lhe passara ao lado.... Deus espera de nós o nosso coração.......


"Ninguém pode falar do que não sente.... e quem sente vive o sentimento e pratica-o dia após dia....... "

Autor Desconhecido

Tenhamos o coração daquela viuvá pobre que deu tudo quanto possuía por vezes o pouco é muito....é tudo..... e o que é considerado muito..não é nada.....não vem do coração.........

Um Bom domingo....e um feliz dia de São Martinho..... bjs...



Transmontana disse...

Há coisas
Que devemos partilhar
São nossas
E vossas!

Há coisas
Que devemos guardar
São nossas...
Só nossas!

Há coisas
Que devemos agarrar
São nossas
Por direito!

Há coisas
Que devemos abandonar
Foram nossas
Até um dia...

Há coisas
Que devemos estimar
São nossas
Para sempre!

Há coisas
Que devemos prolongar
São nossas
Tão nossas...!

Há coisas
Que devemos saborear
São nossas
Minhas e tuas...

Há coisas
Que devemos partilhar
Serão nossas
Até um dia...

Há coisas
Que não devemos guardar

São as emoções
Que devemos mostrar
E partilhar!

Autor desconhecido