sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pensamento diário

Nesta tarde fria em que apetece estar nos nossos aconchegos partilho com todos vós este
Pensamento que encontrei nas minhas incursões pela Net.
Votos de uma boa semana.

«A grande coisa neste mundo não é tanto onde estamos, mas para que direcção estamos indo.»
Oliver Wendell Holmes

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Preconceitos

"Um dos preconceitos mais conhecidos e mais espalhados consiste em crer que cada homem possui como sua propriedade certas qualidades definidas, que há homens bons ou maus, inteligentes ou estúpidos, enérgicos ou apáticos, e assim por diante. Os homens não são feitos assim. Podemos dizer que determinado homem se mostra mais frequentemente bom do que mau, mais frequentemente inteligente do que estúpido, mais frequentemente enérgico do que apático, ou inversamente; mas seria falso afirmar de um homem que é bom ou inteligente, e de outro que é mau ou estúpido. No entanto, é assim que os julgamos. Pois isso é falso. Os homens parecem-se com os rios: todos são feitos dos mesmos elementos, mas ora são estreitos, ora rápidos, ora largos, ora plácidos, claros ou frios, turvos ou tépidos."-Tolstoi

Palavras para quê?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Chove

Chove...

Mas isso que importa!,
se estou aqui abrigado nesta porta
a ouvir na chuva que cai do céu
uma melodia de silêncio
que ninguém ouve
senão eu?

Chove...

Mas é do destino de quem ama
ouvir um violino
até na lama.


Poema: José Gomes Ferreira


Fotografia: Steve Taylor

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Acreditando em sinais...


"O guerreiro da luz conhece a importância de sua intuição.
No meio da batalha, ele não tem tempo para pensar nos golpes do inimigo – então usa seu instinto, e obedece ao seu anjo.
Nos tempos de paz, ele decifra os sinais que Deus lhe envia.
As pessoas dizem: “está louco”. Ou então: “vive num mundo de fantasia”. Ou ainda: “como pode confiar em coisas que não tem lógica?”
Mas o guerreiro sabe que a intuição é o alfabeto de Deus, e continua escutando o vento e falando com as estrelas. "
Paulo Coelho

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Felicidade

Ser feliz é, muitas vezes, pensar assim:
-"Ter um emprego bom... ter uma família... ter uma boa casa... ter filhos..."
Ou pensar, também, pela negação. A nossa felicidade depende de:
-"Não ter nenhuma doença grave... não ficar sozinho... não ficar frustrado... não conseguir fazer tudo aquilo com que sonhei..."
Mas a felicidade não será algo mais?
A felicidade está directamente relacionada com coisas que vêm de dentro... e não com aquilo que vem de fora.
Aquilo que nós fazemos com a nossa liberdade, com o nosso coração, daí sim... virá a verdadeira felicidade... o desafio é enorme! Por isso (caramba...) é que é possível encontrar a felicidade na tristeza e nas tribulações... não será?

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Os Campeões do 5º C

Pelos 110 comentários colocados no Blog, nomeio o 5º C - Campeão da participação e da boa disposição...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Passo a rezar

Quaresma - o que é?

A Quaresma é um período especialmente dedicado à revisão dos critérios que orientam, actualmente, a vida da Igreja. Se todos somos Igreja, é dedicado à revisão dos critérios de vida de nós todos.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

O que alegra a Deus

No dia da Alegria da Torah, os alunos de Ball-Shem festejavam, bebendo o vinho do mestre.
A mulher do rabino reclamou: “Se tomarem o vinho, não restará nada para a santificação”, disse ela. “Acabe com a festa”, respondeu o rabino.
A mulher foi até a sala onde os alunos bebiam. Mas assim que abriu a porta, mudou de ideia e voltou ao marido. “Por que não fizeste nada?”, perguntou Baal-Shem.
“Porque dançavam, cantavam, e se alegravam com a vida”, respondeu a mulher. “Não tive coragem”.
“Você entendeu tudo: é desta maneira que Deus recebe a gratidão do seu povo – vendo que estão contentes. Vá até lá e sirva mais vinho aos meus discípulos”, concluiu o rabino.

Paulo Coelho

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

6 mil jovens a rezar ...

Seis mil jovens de 25 países estarão no Porto para passar o Carnaval a rezar. Entre os dias 13 e 16, os participantes respondem assim à convocatória dos irmãos de Taizé, comunidade ecuménica no Sudeste de França, que reúne monges de diferentes tradições cristãs e nacionalidades. As inscrições de participantes ultrapassaram largamente as expectativas. "Há um grande envolvimento na preparação e um grande entusiasmo, mesmo da parte de grupos que nem sequer conheciam Taizé", disse ao "Público" o irmão David, o único português que integra a comunidade de Taizé, fundada em 1940 pelo pastor calvinista Roger Schutz. Durante os dias do encontro, haverá debates e workshops sobre a economia (este decorre na Bolsa do Porto), combate à pobreza, ciência e fé ou modos de aprender a rezar a partir da arte (ícones, órgãos de tubos ou igrejas barrocas do Porto, por exemplo). A bioética, a vocação missionária, o ecumenismo ou o apoio ao Haiti são outros temas previstos. A partir das 16h, em vários locais da cidade, os workshops são abertos à participação de qualquer pessoa, mesmo não inscrita (o programa está aqui).

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vens


Pergunto-me o que espero se sei que não vens.
Oiço o vento puxar conversa.
A minha indiferença vai castigar-me.
Apetece-me fechar os olhos... teimo!
Não combinámos hora,
não combinámos nada.
Pensei apenas que viesses…
como às vezes vens!
É bom quando temos algo combinado.
Sei que vens,
preparo-me.
Aproxima-se a hora e o entusiasmo aumenta,
por isso gosto de combinar!
Não apenas para saber se vens,
para viver intensamente o momento anterior à tua chegada!


Luisa Azevedo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dance For The Climate (Portugal)

A prenda

Eram três filhos que saíram de casa, conseguiram bons empregos e prosperaram.
Anos depois, eles encontraram-se e estavam a discutir sobre os presentes que conseguiram comprar para a mãe, que já era bem idosa.
O primeiro disse:
-Eu consegui comprar uma mansão enorme para a mãe."
O segundo disse:
- Eu enviei-lhe um Mercedes topo de gama com motorista.
O terceiro sorriu e disse:
- Com certeza ganhei-vos em matéria de presentes. Vocês sabem como a mãe gosta da Bíblia, mas ela está praticamente cega e não consegue mais ler. Então, mandei-lhe um papagaio castanho, raro, que consegue recitar a Bíblia todinha. Foram 12 anos de treino num mosteiro, por 20 monges diferentes. Eu tive de doar 1000 contos por ano para o mosteiro, durante 10 anos, mas valeu a pena. A mãe precisa apenas dizer o capítulo e o
versículo, que o papagaio recita-o sem um único erro.
Tempo depois, os filhos receberam da mãe uma carta de agradecimento pelos presentes:
"José, a casa que me compraste é muito grande. Eu moro apenas num dos quartos e canso-me bastante a limpar a casa toda".
"Chico, eu estou muito velha para sair de casa e viajar. Eu fico em casa o tempo todo e nunca uso o Mercedes que me deste. E o motorista também é muito mal educado."
"Querido António, foste o único filho que teve bom senso para saber o que a tua mãe realmente gosta. Aquela galinha estava deliciosa, muito obrigada."

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Charlie Chaplin

“Hoje levantei-me cedo a pensar no que tenho de fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está a chover ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso reclamar sobre a minha saúde ou agradecer por estar vivo. Posso queixar-me dos meus pais por não me terem dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter um trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus pela oportunidade da experiência. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planeei, posso gastar os minutos a lamentar-me ou ficar feliz por ter o dia de hoje para recomeçar. O dia está à minha frente á espera de ser vivido da maneira que eu quiser E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma às ideias e utilidade às horas. Tudo depende só de mim."

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O fruto

O fruto
O fruto do silêncio é a oração,
O fruto da oração é a fé,
O fruto da fé é o amor,
O fruto do amor é o serviço

E o fruto do serviço é a paz
(Madre Teresa de Calcutá)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Uma simulação

17 Maneiras de rezar

8. Conversar disto e daquilo
Conversar disto e daquilo e de repente sem Deus ou sem eu o prever acontece que nos pomos a falar do essencial da vida, da morte, do futuro da humanidade do amor, da verdade talvez de Deus ou talvez não, da religião cristã, dos grandes caminhos do homem.
Alargamos a conversa a outros, sem ódio, sem controvérsia, sem baixa paixão, mas porque isso importa mais que tudo o resto e porque falamos disso tão poucas vezes na conversa aquele que em Jesus Cristo deixa passar algo do Anúncio não porque se crê obrigado mas porque ele é como é, ele está nele, a sua palavra transporta a Palavra e pode acontecer que alguém escute pois o fundo do coração está aberto

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010