quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sonho

Sonho a Igreja que Jesus sonhou e continua a sonhar, a que inaugurou e da qual continua a ser o permanente Princípio. Sim, a Igreja que Cristo continua a formar, chamar, inspirar e conduzir, porque um Ressuscitado é sempre nosso contemporâneo!Sonho a Igreja que Cristo continua a sonhar, livre das infidelidades da Antiga Aliança, leve e fresca como a Água Viva do Espírito que a vivifica, livre e firme como a Palavra que a molda.
Sonho a Igreja como Comunhão Universal de Comunidades, contextos privilegiados para a emergência da Palavra de Deus e para o acolhimento do Espírito Santo, para o crescimento permanente da maturidade da Fé, da fortaleza da Esperança e da seriedade do Amor.
Sonho a Igreja como Resto Fiel, minoria profética e memória subversiva daquele Messias morto há 2000 anos fora dos muros sagrados da tão religiosa e santa Jerusalém!
Sonho a Igreja continuadora de todos aqueles que foram fiéis a Deus e ao Homem ao longo de toda a História da Revelação.Acima de tudo, sonho a Igreja que sempre está urgente de sonhadores para continuar a acontecer, livres das “regras da sensatez” institucional que está sempre disposta a sacrificar a vitalidade da Verdade em nome da tranquilidade da instituição, e livres também do “medo senil e servil” que mata toda a diferença e novidade que ponha em causa as glórias do passado, ainda que falsas, ainda que feias.
Sonho a Igreja de Cristo, e não a igreja de mais ninguém!
Sonho a Igreja dos que O amam acima de si próprios, dispostos a viver e a morrer por ele, sempre prontos a sofrer nas cruzes secularmente preparadas para os hereges, na certeza de que essas cruzes injustas e infiéis só se destroem colocando lá as costas!
Sonho a Igreja na qual Cristo me faz acreditar! ( Rui Santiago)

Sem comentários: