terça-feira, 22 de setembro de 2009

Imagens de Deus

“Deus”. Quando dizemos esta palavra temos alguma ideia na cabeça, uma “imagem” de Deus. Claro que qualquer ideia que tivermos de Deus, por melhor que ela seja, será sempre incompleta (Deus é sempre muito maior que a nossa cabeça). Mas, por vezes, para além de incompleta, a ideia que temos de Deus está distorcida. Apresentaremos algumas dessas imagens distorcidas de Deus:
1. O Deus-energia. Algumas pessoas pensam que Deus é uma “energia positiva”, talvez a energia do amor. De facto, Deus dá muita energia a quantos dele se aproximam. Mas a energia não é Deus. A energia é impessoal e Deus é pessoal. Ou seja: Deus é um Alguém que nos conhece e com quem podemos falar e ter uma relação de amizade. Ninguém fala com a energia eléctrica! (a não ser num hospital psiquiátrico!)

4 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho uma imagem muito estática de Deus.

Umas vezes (e especialmente quando era criança) imaginava-o como um senhor idoso, com muitas rugas e uma barba tipo "Pai Natal".

Outras vezes imagino-o como alguma coisa de imaterial que, estranhamente, consegue abarcar todo o Universo, estar em todo o sítio e ao mesmo tempo em sítio nenhum pois não tem um corpo.

Outras imagino-o também como a tal energia que engloba as coisas e que circula.

Outras ainda, imagino-o como alguém com o poder de entrar nos meus sonhos durante a noite, e de me fornecer algumas peças de um complicado puzzle a que chamamos VIDA.

Etc...

Mas será que a imagem que temos de Deus é assim tão importante?
- O meu Deus não tem bilhete de identidade, nem fotografia, nem hi5 (lol=), e mesmo impressões digitais... e nem tento defini-lo, BASTA-ME SABER QUE EXISTE.

Luz.

Anónimo disse...

Concordo com o que diz Luz, não me importa a imagem que cada um tem de Deus...e que a mesma seja diferente da minha.
Só me importa saber que Deus existe e que está sempre comigo!

iris sobral disse...

nao sabia que emrc pertencia a matematica
E=mc2???????????????



o ditado e velho mas utiliza se tasse sempre a aprender ate morrer

Anónimo disse...

A ideia que Tenho de Deus..é alguem que me ama muito muito.... O meeu pai.... e que nunca me abandona... amor eterno..é isso que tambem eu sinto:)

Boa noite de paz:)