segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Olá 7º A


Pensamento da semana

Sai de ti mesmo, do teu umbigo, olha à tua volta, vê como a vida corre. Não fiques na margem, apanha o barco que te leva aos outros e a Deus. Vai, vai depressa, faz-te ao Largo...

sábado, 6 de novembro de 2010

À beira da água

"Estive sempre sentado nesta pedra
escutando, por assim dizer, o silêncio.
Ou no lago cair um fiozinho de água.
O lago é o tanque daquela idade
em que não tinha o coração
magoado. (Porque o amor, perdoa dizê-lo,
dói tanto! Todo o amor. Até o nosso,
tão feito de privação.) Estou onde
sempre estive: à beira de ser água.
Envelhecendo no rumor da bica
por onde corre apenas o silêncio."
Eugénio de Andrade

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bullying pode dar prisão a alunos com mais de 16 anos

O Conselho de Ministros aprovou uma proposta de criminalização do bullying. A proposta será presente ao Parlamento com o objectivo de aprovação de uma lei sobre violência escolar e bullying. Alunos com idades entre os 12 e os 16 anos que pratiquem actos graves de violência na escola ficam sujeitos a medidas educativas tutelares.
Alunos com mais de 16 anos que pratiquem agressões físicas e sexuais graves podem ser condenados a penas de prisão de 1 a 5 anos. Se desses actos resultar a morte da vítima, a pena de prisão pode atingir os 10 anos. Sempre que se registem ofensas graves à integridade física, a pena de prisão pode ser agravada entre 2 a 8 anos.
(...)
Chega de desresponsabilizar aqueles que maltratam colegas mais novos e prejudicam a aprendizagem dos que querem estudar.
Posted by Ramiro Marques, in Profblog.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Abecedário da Amizade

Amizade não se compra.
Bons amigos não se esquecem.
Companheiros de verdade.
Dignidade é muito importante.
Entre amigos não há mentiras.
Feliz na companhia de amigos.
Gosto muito dos meus verdadeiros amigos.
Honestidade, reina.
Imaginar a amizade não é o mesmo que a ter.
Jogos e brincadeiras.
Longe deles a vida escurece.
Mentiras só para os proteger.
Negar a amizade é um erro.
Os nossos verdadeiros amigos não nos desiludem.
Partidas e brincadeiras é com eles.
Quando os perdemos, sentimo-nos muito tristes.
Racismo, nunca.
Se precisar tenho-os presentes.
Ter bons amigos é ter felicidade.
Única é a amizade.
Xi-coração lhe vou dar, para a nossa amizade celebrar.
Zangas acontecem, mas saram depressa.

Este Trabalho foi realizado pelas alunas:
Ana Rita Soares de Barros; nº2 6º C
Bruna Rafaela Teixeira Hortelão; nº5 6ºC

Temos que felicitá-las. Parabéns. Obrigado pela colaboração e participação.

Pensamento da semana

Num tempo em que procuramos impôr aos outros a nossa opinião, não ouvindo nem respeitando os demais, por que não, ficar numa atitude de escuta?
Vale a pena reflectir...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fiéis Defuntos

O início do mês de Novembro aproxima os cristãos dos santos e dos defuntos. No primeiro dia do mês, a Igreja propõe-se esta visão da glória, às portas do Inverno, para que, com o cair das folhas das árvores e o apagar-se gradual da luz do dia, não esmoreça nos crentes a esperança da vida e da vida plena em Deus, onde os Santos são para nós ainda peregrinos na Terra, um estímulo e um contínuo convite a que desejemos, para além da morte, a vida eterna em Deus.

domingo, 31 de outubro de 2010

Deus fecha os olhos

A propósito de um comentário que uma pessoa fez, e como é tão habitual e frequente este tipo de resposta, permitam-me uma pequena achega.
O comentário dizia:"Um dos meus santos preferidos.E,realmente quem tem deve dividir, que dividir é multiplicar.... Quem nada tem...foi abandonado por um Deus que cada vez mais fecha os olhos `as misérias humanas...."
A culpa é sempre dos outros, nunca nos revemos nessa fotografia. Até nas coisas mais cumplicadas, desgraça, miséria, pobreza, morte, terrorismo, atentados e calamidades, como não nos achamos com puder para tal, apontamos para Deus. Mas então onde estamos nós? Onde está a partilha, a solidariedade, a fraternidade, a justiça social. Tudo isto depende de nós. Não assobiemos para o lado; nós somos as mãos, os pés, a boca, os membros de Deus. Se fizermos algo pelos outros, o mundo melhora e avança, nós estamos a construir o Reino de Deus. E depois todo o resto virá por acréscimo. A ideia que tenho de Deus, não é a do controlador, do manipulador que tudo domina, que faz chover sobre os maus e manda sol sobre os bons. Não, Deus não é assim. Somos colaboradores Dele na transformação deste mundo.
As misérias humanas, não têm desculpa quando nós ficamos quietos. O planeta produz alimentos para toda a população, em todo o caso 24 mil pessoas morrem de fome todos os dias. A culpa é de Deus ou nossa? O nosso egoísmo fala mais alto. Fazemos como Pilatos e condenamos o Inocente. Hoje o Calvário bem podia ser qualquer campo de desalojados, ou sem abrigo. A resposta que tarda é da minha e da vossa responsabilidade, não é de Deus. Deus sofre, como sofreu no Calvário...

Simplicidade

sábado, 30 de outubro de 2010

Beleza de Deus

Carta do Papa João Paulo II aos artistas (excertos)
"A todos aqueles que apaixonadamente procuram novas 'epifanias' da beleza para oferecê-la ao mundo como criação artística."
“Na realidade, o artista vive sempre à procura do sentido mais íntimo das coisas; toda a sua preocupação é conseguir exprimir o mundo do inefável."

“Toda a forma autêntica de arte é, a seu modo, um caminho de acesso à realidade mais profunda do homem e do mundo. E, como tal, constitui um meio muito válido de aproximação ao horizonte da fé, onde a existência humana encontra a sua plena interpretação. "
"A beleza é chave do mistério e apelo ao transcendente. É convite a saborear a vida e a sonhar o futuro."

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Esta luz pequenina

Deixemo-la brilhar... Bom fim de semana.

Cristianismo e arte contemporânea




"Luz, abstração e espiritualidade nos vitrais de Kim En Joong
O padre dominicano Kim En Joong nasceu em 1940 na Coreia do Sul. Formado na escola de belas-artes de Seul, capital do país, batizou-se em 1967. Em 1970 tomou o hábito da Ordem dos Pregadores, tendo sido ordenado sacerdote quatro anos mais tarde.
A sua primeira exposição foi inaugurada no ano de 1973, em Paris, com obras a preto e branco, tendo-se seguido dezenas de mostras em França e no estrangeiro."
Secretariado Nacional da pastoral da Cultura

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os famosos do 6º C


Os amigos

«Os amigos amei
despido de ternura
fatigada;
uns iam, outros vinham,
a nenhum perguntava
porque partia,
porque ficava;
era pouco o que tinha,
pouco o que dava,
mas também só queria
partilhar
a sede de alegria —
por mais amarga.»

Eugénio de Andrade, in "Coração do Dia"

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

6º B


6º A


É dando que se recebe...

Hoje, deixo aqui esta bela oração, do meu Santo preferido. Pode ajudar-nos no nosso caminhar. Um bom dia.

"Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver duvida, que leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,

Fazei que procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que vive para a vida eterna
...........Pois é dando que se recebe e ninguem pode dar o que não tem........ "

S. Francisco de Assis

5º D


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Perdemos...

Perdemos repentinamente
a profundidade dos campos
os enigmas singulares
a claridade que juramos
conservar

mas levamos anos
a esquecer alguém
que apenas nos olhou

Poema: José Tolentino Mendonça

5º C

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O que trazemos dentro...

A realidade que nos habita e não paga renda. Aquele inquilino que trazemos dentro de nós sem saber. Aquele habitante que se instalou em nós sem dizer nada. Há uma imensidade de realidades dentro de nós que não sabemos. São essas coisas que, habitando em nós, sem conhecermos, se revelam em determinados momentos, quando menos esperamos ou quando mais precisamos. De que falo? Daquela alegria no meio da tristeza que transforma o nosso ânimo e não sabemos de onde veio. Aquela vontade no meio do desânimo e não lhe conhecemos a origem. Aquele calor no meio do inverno e não entendemos como se acendeu. Aquele amor no meio da solidão que não sabíamos ter. Aquela força no meio de tanta fraqueza que não sabemos onde a fomos buscar. De facto, o que trazemos dentro, silencioso, é o que nos mantém vivos no meio das fatalidades e o que nos dá força e coragem de aguentar tudo o que julgávamos impossível de suportar. O que trazemos dentro é o que altera toda a nossa realidade existêncial tornando-a possível e feliz no meio de todas as infelicidades. Por isso é preciso cuidar do que trazemos dentro.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dia e noite

Há uma flor mágica ainda a tempo de ser colhida
Um gato com sete vidas a alisar a última ruga
A mísera chaleira do peregrino que assobia à Via Láctea

Há uma gralha estridente por sobre as mesas festivas
e a rara oportunidade de familiarizar-se
com os seus hábitos

Há a pergunta inevitável
sempre que se interrompe o serviço
e mais adiante um tesouro
escondido
que foi passado de mão em mão

Poema: José Tolentino Mendonça

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Caminho

A vida fácil que todos desejamos e com que tantas vezes sonhamos não existe. E felizmente, porque o mundo belo e feliz, sem dor nem lágrimas, sem dificuldades e problemas, repleto de alegrias e festa, esse seria um mundo vazio. Felizmente não passa de uma miragem um mundo em que a vida não experimenta a surpresa ou contrariedade. Esse mundo sonhado não seria nunca um mundo de realização e uma vida dessas seria a monotonia que gela todas as emoções. A luta pelo caminho que conduz à vida é a grande aventura do ser humano. Procurar o caminho por todas as adversidades é o grande desafio. Uma luta sem adversários e uma vitória sem conquista podem ser agradáveis para alguns mas não o são, certamente para a grande maioria das pessoas, as que desejam ser felizes, as que arriscam nunca ser felizes por querer que a felicidade seja mais uma conquista do que uma oferta, um caminho mais do que uma chegada

domingo, 17 de outubro de 2010

«Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza»

LEVANTA-TE E ACTUA

A pobreza é uma violação dos direitos humanos. Todas as crianças, jovens, homens e mulheres têm o direito humano a um nível de vida adequado à sua saúde e bem-estar, a comida, roupa, alojamento, tratamento médico e serviços sociais. Estes direitos fundamentais são definidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e outras declarações e tratados internacionais de direitos humanos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sobre Deus

"O que é Deus?
O que seria a salvação, se é que o mundo precisa ser salvo?
Nada.
Se todos vivessem suas vidas e deixassem que os outros fizessem o mesmo, Deus estaria em cada instante, em cada grão de mostarda, no pedaço de nuvem que se mostra e se desfaz no momento seguinte.
Deus está aqui, e mesmo assim as pessoas acreditam que é preciso continuar procurando-o, porque parece simples demais aceitar que a vida é um ato de fé, e Deus nos pedirá contas no final."

Paulo coelho

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Na Tua presença

A intensidade da Tua presença descobre em mim todas as realidades escondidas ao meu olhar. Tudo em mim se torna claro, transparente, simples e verdadeiro quando venho à tua presença. O Teu olhar perscruta o meu coração e torna visível o meu pensamento. Nada Te é oculto e nada me fica oculto de tudo o que há em mim. Tu me conheces e em Ti me conheço. Na tua presença O que é obscuro torna-se luz e a luz parece noite escura, porque à Tua luz todas as coisas se transformam. Em Ti nada do que sou permanece e nada do que vivo resiste porque tornas novas todas as coisas. Na intensidade do Teu olhar revela-se a verdadeira vida e tudo em Ti é fonte de esperança. Descobre-me a faz acontecer em mim a luz do Teu olhar para que renasça em cada instante tudo o que no Teu pensamento queres que eu seja.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Na onda de meus sonhos...

Ó quimera, que passas embalada
Na onda de meus sonhos dolorosos,
E roças c'os vestidos vaporosos
A minha fronte pálida e cansada!

Leva-te o ar da noite sossegada...
Pergunto em vão, com olhos ansiosos,
Que nome é que te dão os venturosos
No teu país, misteriosa fada!
Mas que destino o meu! e que luz baça
A desta aurora, igual à do sol posto,
Onde só nuvem pálida esvoaça!

Que nem a noite uma ilusão consinta!
Que só de longe e em sonhos te pressinta...
E nem em sonhos possa ver-te o rosto!

Poema: Antero de Quental