quinta-feira, 22 de maio de 2014

Mãos



 
Midrach Rabba, sobre o Eclesiastes:
“Quando o homem vem ao mundo, suas mãos estão sempre fechadas, como se quisesse dizer: ‘o mundo inteiro é meu e conseguirei dominá-lo’”
“Quando o homem parte do mundo, suas mãos estão sempre abertas, como se quisesse dizer: ‘não tenho nada em meu poder. Tudo o que posso levar são minhas lembranças, tudo o que posso deixar são meus exemplos’”.  Paulo Coelho

sábado, 17 de maio de 2014

Vamos...

Vamos, ressuscitados, colher flores!
Flores de giesta e tojo, oiro sem preço...
Vamos àquele cabeço
Engrinaldar a esperança!
Temos a primavera na lembrança;
Temos calor no corpo entorpecido;
Vamos! Depressa!
A vida recomeça!
A seiva acorda, nada está perdido!
                                                          Miguel Torga

sábado, 3 de maio de 2014

Casa das Ciências - Corunha


- Casa das Ciências - foi o primeiro museu interativo de titularidade pública de Espanha. O palacete do Parque de Santa Margarita tem um planetário e três pisos de exposições: experiências físicas, exposição temporal e atualidade científica. Os locais onde foram construídas todas as dependências da Casa das Ciências representam locais pintados por Picasso, em 1895.

- Domus, a Casa do Homem, Calle Adelaida Muro - é o primeiro museu interativo do mundo dedicado ao ser humano, inaugurado em maio de 1995. O edifício é obra do arquiteto japonês Arata Isozaki e tem mais de 200 módulos interativos para refletir sobre as características da espécie humana – o Homem.




Planetário - Corunha





Os nossos alunos de 9º ano e alguns de 11º ano, conjuntamente com alunos da Escola Miguel Torga de Bragança, rumaram à Corunha, onde visitaram o Planetário, a Casa das Ciências, o Aquário e a Torre Hercules. 
A cidade da Coruña é muito antiga e a sua história está marcada pela chegada dos romanos no séc. II a.C. que em muito contribuíram para o seu mercantilismo; inclusivamente, em 62 a.C, na altura chamada de Brigatium, foi visitada por Júlio César. Nos séculos que se seguiram à ocupação romana, há a assinalar a invasão pelos povos setentrionais no séc. V e pelos árabes no séc. VIII. Na idade média, Afonso X concede-lhe o privilégio de ser porto, surgindo as bases para a expansão económica. Em 1623 a Galiza adquire representação na corte e em 1689 o duque de Eceda restaura a Torre de Hércules, o emblemático monumento românico da Coruña. Nos séc. XVII e XVIII continua a expansão do comércio naval (textil, peles, tabaco, sal e escravos...) e da indústria, apenas interrompida pelas guerras (ex: a guerra de sucessão que durou 14 anos, a guerra da independência e a invasão francesa). A grande expansão da cidade ocorreu no séc. XX, nos anos 60.
Sob o ponto de vista cultural, o património artístico e arquitetónico da cidade está marcado pelo sua longa história, sendo possível observar marcas da cidade antiga, medieval, renascentista, absolutista, liberal e moderna.