sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mosteiro dos Jerónimos






2 comentários:

Transmontana disse...

Boa tarde!

Lindas imagens! Parabéns! Não será difícil descobrir por onde andou, nas suas férias...

Vou mandar a história do Mosteiro dos Jerónimos:

Mosteiro dos Jeronimos

"O Mosteiro dos Jerónimos é frequentemente conhecido como a 'jóia' do estilo Manuelino. Este estilo combina elementos arquitectónicos dos períodos Gótico e Renascentista, juntando-os a uma simbologia real e naturalista, que o tornam verdadeiramente único.

Em 1496, o rei D. Manuel I pediu à Santa Sé autorização para construir um grande mosteiro à entrada de Lisboa, perto das margens do rio Tejo. As obras começaram em 1501 e só terminaram quase um século depois. D. Manuel I e os seus descendentes foram enterrados em túmulos de mármore situados na capela-mor da Igreja e capelas laterais do transepto.

A dedicação do mosteiro à Virgem de Belém foi outro factor que influenciou a decisão régia. O Mosteiro dos Jerónimos veio substituir a igreja que invocava Santa Maria de Belém, onde os monges da Ordem de Cristo davam assistência aos muitos marinheiros que por ali passavam. Por esta razão, D. Manuel I escolheu os monges da Ordem de S. Jerónimo, cujas funções eram rezar pela alma do rei e dar apoio espiritual aos que partiram da Praia do Restelo à descoberta de novas terras.


Por ter sido construída nos bancos de areia do rio Tejo, a estrutura do mosteiro não sofreu muitos danos com o terramoto de 1755.
Em 1907 foi declarado Monumento Nacional e em 1984 foi classificado “Património Cultural de toda a Humanidade” pela UNESCO.
Muito mais haveria a dizer acerca deste monumento, mas deixo-o apenas com uma palavra final... IMPRESSIONANTE!"

Fonte: Internet

Tenha um bom resto de dia!

Anita

Anónimo disse...

olá.... encantada com as imagens... é belo sem duvida alguma... perco-me no tempo quando visito estes monumentos.....obrigada pela partilha.... gostei muito...

Especialmente hoje.............
"
Os dias vêm e vão...e eu nem sempre tenho oportunidade de te dizer o quanto é importante é a nossa amizade.
Os dias vêm e vão....
e eu nem sempre tenho oportunidade de te agradecer pelo teu apoio e encorajamento. mas não poderia deixar passar este dia sem te agradecer pela maravilhosa amizade que partilhamos, e que me enche de orgulho. "

Que dias cansativos...... amanha outro.... apesar de ser a união de duas pessoas... que é um motivo de alegria...ai mas o calor que se faz sentir .... deixa-nos esgotados..... beber muita agua...:)

Um Bom resto de dia e uma boa noite... eh eh....sr feliz mesmo quando a tristeza nos bate a porta....bj...